18 março 2009

Bons Soldados ! Seres Excepcionais !

Quais qualidades tornam o PM bom policial e digno de referência? Muitas são as virtudes idealizadas para compor o perfil do miliciando ideal, mas sem dúvidas uma das mais importantes é a disciplina.


Disciplina não é baixar a cabeça e dizer "Sim, senhor" e "Não, senhor" pra tudo, é algo bem mais amplo, que envolve responsabilidade, compromisso no cumprimento do dever, sem necessidade de ser cobrado a todo momento.


Pouco serve uma capacitação excepcional, cursos no exterior, medalhas e méritos, se esse talento não vem acompanhado da boa disciplina. De que adianta um combatente bem preparado, mas altamente desobediente, e que se recusa a obedecer as ordens de quem é subordinado, esquivando-se do cumprimento de suas obrigações legais.


Fazer bem o que lhe compete é um dos fatores mais importantes. É inútil, por exemplo, todo um preparo operacional diferenciado para comandante de guarnição que é ausente e desleixado durante seu serviço. Um oficial corregedor que costume atrasar todas as apurações por desídia e incúria, por mais prestígio ou boa reputação que tenha, está falhando na correspondência entre aquilo que se espera dele e o que tem sido percebido.


Este é o desafio, focar as ações na missão que lhe é confiada, independente de ser uma faxina, operações especiais, confecção de boletim ou quarto de hora na guarda. Assim se faz um bom "soldado", em todos os graus hierárquicos. Queremos que ele seja bom em tudo que lhe é determinado.


Fonte: Site http://blitzpolicial.blogspot.com/ (adaptado)