26 março 2009

Clima Tenso em Manicoré-Am !

Manicoré-Am. Manoel de Oliveira Galdino, o “Nena" (DEM), encontra-se hoje paraplégico por conta de um atentado, ele foi o 2º colocado nas eleições de 05/10/2008, e foi empossado na manhã do dia 24/03/2009 (terça-feira), na Câmara Municipal de Manicoré-Am. A sucessão a Prefeitura acabou se tornando num tumulto sem precedentes, e o Poder Judiciário, juntamente com a Polícia Militar tiveram que intervir para evitar maiores transtornos. O ex-prefeito, Emerson Pedraça de França (PMDB), acabou tendo seu diploma cassado, por irregularidades com o registro de sua candidatura, decisão da Corte do TRE-AM.

Por conta de denúncias, onde manifestantes favoráveis a Emerson haviam tentado atear fogo no Cartório Eleitoral de Manicoré-Am, o Presidente do TRE-AM, Desembargador Ari Moutinho solicitou ao Tenente Coronel Piccolotto - Cmt do CPR-SUL e ao Capitão Gioia – Cmt da 4ª CIPM, um reforço policial. Estes Comandos então enviaram no mesmo dia um efetivo de 15 (quinze) homens da 4ª CIPM/Humaitá-Am, para reforçar o policiamento de Manicoré-Am, sob o Comando do 1º Tenente Márcio Leite – Sub-Cmt da 4ª CIPM, que coordenou toda a operação de segurança das autoridades em Manicoré-Am.

O juiz eleitoral do município Odílio Pereira Costa Neto, mandou prender vereadores, da “situação”, Domingos o “Bigode”, Denilton o “Bom-Bom”, Gilmar Rocha, Mario Ruy o “Junhão” e Emir Pedraça o “Kdé” (Presidente da Câmara), todos contrários a saída de Emerson, a prisão deu-se por se negarem a empossar “Nena”, descumprindo assim Ordem Judicial.

E
fetuadas as prisões, o Magistrado assumiu o controle da sessão, nomeou o vereador mais velho (Sabá Medeiros) como presidente da mesa e deu posse a “Nena”, conforme anunciado em Edital de Diplomação e Posse. Graças a presença maciça da Polícia Militar (4ª CIPM), garantido a integridade das pessoas presentes, não ocorreram ondas de violência e revoltas que eram previstas. A PM conteve os ânimos no início do tumulto.

Fonte: Jornal "O Curumim" (adaptado) e Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am.