18 julho 2009

II EXPOMAT - KM-180 - RODEIO

A 2ª Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Matupi (II EXPOMAT), Distrito pertencente ao município de Manicoré-Am, entre os municípios de Humaitá-Am e Apuí-Am, no Km-180 da BR-230 (Transamazônica), cerca de 4.500 habitantes, realizou no Sul do estado do Amazonas uma grandiosa festa que reuniu cerca de 10.000 mil pessoas nos dias 09, 10, 11 e 12 de julho, rodeio, leilão de gado, exposições, feira de agronegócios, bailão, além da competição de motocross.

A economia do local gira em torno da Pecuária, Extração de Madeira beneficiada e Agricultura, por meio de pastagens, planos de manejos florestais sustentáveis e agricultura familiar. A rainha do rodeio eleita foi Jhielly Maulaz Valentine e a Princesa Fernanda Benitez.

O volume de recursos através de agronegócios movimentou na 2ª Exposição Agropecuária do Matupi, mais de 3.000.000,00 milhões de reais, que serão investidos na estruturação do comércio local, aquisição de produtos agrícolas, financiamento de animais e melhoria genética do rebanho bovino.


O Secretario de Produção do Estado (Sepror), Deputado Estadual Eron Bezerra participou, juntamente com autoridades e população local, da cavalgada de abertura da exposição, que percorreu alguns quilômetros da Rodovia Transamazônica com destino ao parque de exposição. Ele falou sobre o investimento do governo do estado, no melhoramento genético do rebanho bovino de Santo Antonio do Matupi, que ultrapassa setenta mil cabeças, em sua maioria gado de corte.

O evento reuniu exemplares de animais bovinos, equinos e ovinos, o pecuarista Edimar Vizolli trouxe de Apuí-Am para a exposição, carneiros das raças Doper e Santa Inês. Segundo ele, é uma excelente oportunidade de divulgar e vender seus animais. Ele falou ainda sobre a facilidade de criar carneiros e do lucro da atividade.

Adamario Dilana, que representou o Prefeito de Manicoré, falou da representatividade da comunidade em relação a produção agrícola e pecuária e que para a administração é uma honra ter um distrito tão promissor. Ele citou algumas atividades desenvolvidas com o apoio da administração municipal como atendimento na área da saúde e educação e que em breve deverá acontecer melhoria nas vicinais, pois os pecuaristas e agricultores da região reclamam da ausência do poder público na manutenção da estrada.

Durante os quatro dias de festa foram ministradas palestras sobre agricultura familiar e a representante Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidades (ICMBio) , Erica Coutinho, palestrou sobre meio ambiente e distribuiu mudas de plantas próprias para reflorestar matas ciliares (beira de rio).

A Polícia Militar contou com a presença de 17 policiais oriundos da 4ª CIPM em Humaitá-Am, para reforçar o policiamento e garantir a segurança da populção, gerando tranquilidade.

Varias provas foram realizadas como : Tiro de laço, vaquejada, prova do tambor , competição de motoocross (onde mais de vinte motoqueiros disputaram títulos nas categorias de 125, 150 e 250 cilindradas), montaria em touros. Nesta última, o peão Antonio Costa de Rio Branco -AC foi o campeão e levou para casa uma moto zero km. Ele contou que aos vinte e seis anos de idade, esta é a sétima moto que ele ganha neste tipo de competição.

O presidente da Associação do Produtores Rurais do Matupi, Srº Nardelio, responsável pela realização da II EXPOMAT declarou que a festa foi um sucesso total, superando todas as expectativas. O evento reuniu gente de vários municípios e de alguns estados vizinhos, pecuaristas, empresários, além de vereadores, prefeitos, deputados e do Senador da República Artur Virgilio Neto, que na oportunidade prometeu, juntamente com os outros parlamentares, se empenhar na emancipação política do distrito.

Fonte: Jornal O Curumim / TV Apuí-Am
Fotos: PM / Jornal O Curumim