09 agosto 2009

Mais um PM de Humaitá-Am na Guarda Ambiental Nacional (GAN)

Mais um policial militar lotado na 4ª CIPM / Humaitá-Am foi indicado para integrar a Guarda Ambiental Nacional (GAN), foi o PM H. Santos, que estará entre os indicados do estado do Amazonas e que participará do Curso que será ministrado pela SENASP/MJ – Secretaria Nacional de Segurança Pública, a ser realizado em Brasília/DF, após esse curso ele estará capacitado e poderá ser convocado para atuar em qualquer estado da federação no combate a crimes ambientais.




Com este agora são quatros policiais de Humaitá, de um total de dez do Amazonas que farão parte da GAN, sendo que três deles já freqüentaram o referido curso durante o mês de junho deste ano.


A indicação do Policial foi feita pelo CPAmb - Comando de Policiamento Ambiental em Manaus-Am, pelo CPR-SUL - Comando de Policiamento Regional Sul em Humaitá-Am, e pela 4ª CIPM - 4ª Companhia Independente de Polícia Militar em Humaitá-Am, por já possuír o curso de Policiamento Ambiental (duração de 03 meses em Manaus-Am), onde já atua há vários anos, este foi o pré-requisito necessário para a indicação ao Curso da Guarda Ambiental Nacional (GAN), e agora farão a especialização.


A GUARDA AMBIENTAL NACIONAL foi criada em 2008 através do Decreto Presidencial nº 6.515 de 22 julho, o qual institui no âmbito dos Ministérios do Meio Ambiente e Justiça, os Programas de Segurança Ambiental denominados: Guarda Ambiental Nacional e Corpo de Guarda-Parques, com o objetivo de desenvolver ações de cooperação federativa na área ambiental.


Os Programas serão destinados, prioritariamente, para as atividades de prevenção e defesa contra crimes e infrações ambientais, bem como para a preservação do meio ambiente, da fauna e da flora, conforme previsto no decreto e no ato formal específico de adesão dos entes federativos interessados (IBAMA e ICMBio).


Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am