08 agosto 2009

Polícia do Amazonas Cria Unidade Aérea de Combate ao Crime e Apoio a Defesa Civil.


O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP) e com o total apoio do Exmo. Srº Cel. QOPM Dan Câmara, Comandante Geral da PMAM, estão realizando em Manaus-Am, o Curso de Piloto Privado de Helicóptero, com as aulas iniciadas desde o dia 22JUN09 e término dia 12AGO09. Segundo o Cel. QOPM Chagas, diretor do IESP, um dos objetivos do curso é preparar pilotos para o Grupo de Operações Aerofluvial da Secretaria de Segurança Pública (SSP).


Na primeira fase do curso, o exame intelectual, foram 54 inscritos entre policiais militares, policiais civis e bombeiros, que concorreram a 28 vagas, posteriormente estes 28 classificados realizaram a segunda fase do curso, o exame de aptidão física e por fim a terceira fase do curso, inicio das instruções, com aulas teóricas e divulgação do cronograma de estudos: Navegação Aérea, Teoria de Vôo, Meteorologia, Regulamentação da Aviação Civil, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Aviação Civil, Conhecimentos Técnicos, Simulado, além da lista do material a ser utilizado e a bibliografia. 

Vale ressaltar que o patrulhamento aéreo é uma excelente ferramenta com visão estratégica e ampla, fazendo o que seria impossível nas viaturas terrestres. O 2º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública (2º FNAvSeg), ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, em 01AGO09, o evento reuniu pilotos, operadores e mecânicos de vôo das polícias Federal, Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.


Esta é a visão da Polícia Militar do Amazonas, em preparação para a Copa de 2014, afirmam o Tenente Coronel PM Piccolotto e o Capitão PM Gioia, a iniciativa é de grande valia e irá minimizar ainda mais a criminalidade e facilitar os trabalhos da PM. Muitos outros cursos, estágios e especializações virão para melhor atender o público e garantir a segurança durante os jogos da Copa. O objetivo é preservar a Ordem Pública e o Meio Ambiente, mediante um policiamento ostensivo de excelência. 


Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am