30 setembro 2009

PM de Apuí-Am Captura mais dois Foragidos


Na madrugada de segunda (07), do corrente, duas celas da 67ª Delegacia de Polícia Civil do município de Apuí-Am, cerca de 410 quilômetros de Humaitá-Am, foram serradas e seis (6) presos de Justiça conseguiram fugir.

A fuga ocorreu na madrugada de segunda, mas a fuga só foi detectada às 08h00min, quando o delegado chegou a delegacia.


Após a fuga a Polícia Militar e Civil vem realizando diversas diligências na tentativa de capturar os fugitivos, e no último dia 26 (sábado), o telefone de emergência 190, toca em Apuí-Am, relatando que 02 (dois) foragidos foram vistos na altura do Km-100 da BR-230 (Transamazônica), no distrito de Matá-Matá. 

A guarnição deslocou-se até o local e efetou a prisão dos infratores JOSÉ AUGUSTO SOUZA DO NASCIMENTO, 38 anos e VALDIVINO AUGUSTO RIBEIRO, 30 anos, vulgo "badu", que portavam uma arma Taurus, calibre 38 nº 1158444 e estavam de posse de uma motocicleta C-100 Biz, cor verde, utilizada na fuga.

O Tenente Coronel QOPM Piccolotto - Cmt do CPR-SUL e o Capitão QOPM Gioia - Cmt da 4ª CIPM, ressaltam a importância da participação da população, no combate ao crime, sobretudo através de denúncias via telefone 190, que tem sido um instrumento eficaz no combate à criminalidade na região Sul do estado do Amazonas.

Vale salientar que dos (6) foragidos, 03 (três) já foram capturados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am
Fotos: Polícia Civil de Apuí-Am

Ordem dos Policiais do Brasil - OPB

Policiais federais, rodoviários federais, civis e militares, de todo o Brasil, vão anunciar na quarta-feira (30/09) a criação da Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), que pode ser análoga a OAB. A votação para a presidência e diretoria do novo órgão ocorre, contudo, apenas no dia 30 de outubro. A ideia é que um milhão de policiais de todo o país sejam filiados à OPB.

O anúncio da OPB será feito em meio à greve geral da Polícia Federal, marcada em todo o Brasil também para esta quarta-feira (30/09). A greve é comandada pela Fenapef, a Federação Nacional dos Policiais Federais, uma entidade que congrega 13 mil policiais federais em todo o Brasil. A criação da OPB tem também amplo apoio da Confederação Nacional dos Policiais Civis.

A ideia da OPB foi do agente federal Francisco Carlos Garisto, consultor e fundador da Fenapef, cuja vida ora é filmada por Mauro Lima, que dirigiu o filme “Meu Nome não é Johnny”. Garisto diz que o anúncio da Ordem dos Policiais do Brasil foi deliberadamente marcado para o dia da greve geral da PF. “A greve mostrará que o atual governo está no descaso com a PF. A grita da greve será “Fora Diretor- Geral”, porque o diretor da PF nos persegue, e o ministro da Justiça nos ignora. Veja: o governo contratou novos dois mil agentes, disse que lhes pagaria, como manda o estatuto da categoria, salário de policiais de segunda classe, mas lhes paga o de terceira, e economia assim, não cumprindo o estatuto, cerca de 800 reais por cabeça”.

Garisto sustenta que a segurança pública do Brasil “está falida” e revela que uma das maiores bandeiras da OPB será “ou acabar ou reformular radicalmente o inquérito policial, porque apenas 10% deles resultam em punição efetiva e 90% resultam na mais pura impunidade”. Garisto também adianta que a nova Ordem dos Policiais do Brasil vai ter um sistema de votação análogo ao Mercado Comum Europeu e ao Mercosul. “Cada ano a OPB será comandada por uma entidade de classe diferente”.

Garisto também salienta que o segundo passo da OPB será a criação de um partido político, a ser chamado de Partido Nacional da Segurança Pública. “A categoria cansou de ver no poder, sobretudo no atual governo, uma série de “ólogos”: antropólogos, sociólogos, que nada entendem de segurança pública. Também cansamos de ver deputados e senadores que se dizem especialistas na segurança pública. Vamos batalhar, com esse um milhão de policiais da Ordem dos Policiais do Brasil a carreira única para todas as polícias, o teto salarial comum, a lista tríplice votada para os secretários de segurança pública de todo o Brasil. Queremos acabar com carreiristas que fazem inquéritos pela metade e depois viram políticos, e é óbvio que estou falando do delegado federal Protógenes Queiroz”, diz Garisto.

Foto: Coronel Bessa / Stive - Wikipedia
Texto: Claudio Julio Tognolli

29 setembro 2009

Adolescente é surpreendido vendendo Drogas

Já é do conhecimento de todos a ousadia e criatividade usada pelos traficantes de drogas para prosseguirem em seu comércio ilegal.



Também não é novidade que as quadrilhas aliciam menores de idade para que, em caso de serem descobertos, estes assumam os crimes, sabedores que as penas para eles são bem menores e mesmo quando aplicadas pela justiça podem até mesmo não serem cumpridas por falta de condições estruturais.


Em Humaitá não é diferente. Por não haver na cidade um local destinado a aplicação das medidas sócio-educativas, como um centro de recuperação, na maioria dos casos o menor que comete algum delito é imediatamente liberado após o registro da ocorrência.


Na noite desta sexta-feira (25), policiais militares surpreenderam o menor A.D.S.L, de apenas 15 anos, morador do Bairro de São Cristóvão, vendendo entorpecentes. Com ele, a polícia apreendeu 06 trouxinhas de cocaina.


Conduzido até a delegacia, o menor revelou o esquema no qual o verdadeiro dono da droga deixava com ele e com outros menores, 10 trouxinhas todos os dias, sendo que 8 eram para a venda e 2 eram a "comissão" deles.


Outra promessa feita pelo aliciador é que caso o seu nome não fosse revelado, ele pagaria as despesas com advogados caso algo acontecesse.


Segundo a polícia, os traficantes são velhos conhecidos no meio policial, que já foram presos pelo mesmo crime e quando voltam as ruas reincidem no mesmo ato delituoso.


A polícia informou que ouve uma diminuição no número de denúncias anônimas e aproveitou para pedir que os cidadãos de bem não desanimem e continuem ajudando a polícia, fornecendo informações para que eles possam prosseguir em sua dura guerra contra as drogas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am (adaptado)
Texto: Alex Maria (O Curumim)

Cinco Presos Fogem da Unidade Prisional de Humaitá-Am

Hoje (29) do corrente, por volta das 05h45min, foi detectada pela guarnição de serviço da Unidade Prisional de Humaitá-Am (UPH), a fuga de 05 (cinco) detentos, identificados como:

1- Edvan Lima da Silva, 24 anos; preso por Homícidio.
2- Cristiano Mendonça, 21 anos; preso por Tráfico de Drogas.
3- Edson de Souza Melo, 23 anos; preso por Roubo.
4- José Rodrigues Neves dos Santos, 18 anos, vulgo "Rexona"; preso por Tráfico de Drogas.
 5- Essifran Lopes da Nascimento, 24 anos, vulgo "S"; preso por Tráfico de Drogas


Os cinco presos estavam reclusos no pavilhão "A", serraram dois vergalhões das celas, quebraram parte da parede, e posteriormente confeccionaram uma "teresa" (vários lençois amarrados, espécie de corda) e evadiram-se pulando o muro, tomando rumo ignorado.

A guarnição de área foi acionada para dar apoio e realizar varredura nas proximidades do presídio, mas até o presente momento ninguém foi localizado e/ou capturado.

Qualquer informação que possa levar a Polícia na captura dos foragidos, favor entrar em contato pelos telefones: (97) 3373-3736, 3373-2018, ou ainda pelo celular (97) 8111-1110.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am (97) 3373-2018
Fotos: PM de Humaitá-Am

26 setembro 2009

Fugitivo é Capturado pela PM de Apuí-Am

Em ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil, onde os policiais militares lotados no 2º PEL/4ª CIPM em Apuí-Am, através de inúmeras diligências, efetuaram a prisão de 01 (um) dos 06 (seis) foragidos da justiça que haviam se evadido da 67ª Delegacia de Polícia Civil de Apuí-Am serrando uma das grades na madrugada do dia 07/09/2009 (segunda-feira). 

A fuga ocorreu após o último dia de festa da XXII EXPOAP (Rodeio de Apuí-Am). 

E no último dia 19/09 (sábado), o cidadão infrator FÁBIO PEREIRA DA SILVA, um dos foragidos foi capturado e preso novamente na altura do KM-5 da vicinal Nova Canaã em Apuí-Am. Vale salientar que as buscas obtiveram sucesso graças as denuncias da população apuiense que confia no trabalho da Polícia.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am
Foto: Polícia Civil de Apuí-Am

22 setembro 2009

PM Prende Quadrilha de Assaltantes em Humaitá-Am


Os policiais militares lotados na 4ª CIPM, efetuaram a prisão de uma quadrilha de assaltantes oriundas da capital Porto Velho-RO, identificados como: MARCOS MIOTTO DE SOUZA, 20 anos; F. D. G. S., 16 anos; DOUGLAS RODRIGUES NEVES, 20 anos e FRANCISCO DOS SANTOS CARDOSO, 21 anos.

Versa o Boletim Único de Ocorrência, que na ocasião da guarnição ser acionada via 190, por volta das 02h:30min do dia 22SET09, em ocorrência de assalto na Casa Lotérica São Judas Tadeu, que estava em andamento, e após cientificado da situação estes corajosos militares não hesitaram e procederam as diligências necessárias quanto ao atendimento da ocorrência e tentaram capturar os possíveis criminosos.

Quando a guarnição chegou ao local, constatou a veracidade das informações, surpreendeu os 02 (dois) cidadãos infratores que estavam do lado de fora da Casa Lotérica e os outros 02 (dois) estavam do lado de dentro fazendo o vigia (vítima) de refém, por fim todos foram dominados e a vítima liberta, sendo os infratores detidos e conduzidos à delegacia, onde foram autuados na forma da Lei, sendo apreendida a arma de fogo - pistola (numeração raspada), utilizada na ação criminosa.

Vale salientar que os 04 (quatro) cidadãos infratores deslocaram-se de porto Velho-RO para Humaitá-Am, pela BR-319 conduzindo um veículo tipo Gol, placa NDY-3329, cor preta, e que os infratores sequestraram a vítima (vigia noturno), o colocaram sob cárcere privado, ameaçaram com uma arma (pistola) e em seguida arrombaram o teto da Casa Lotérica, e adentraram na tentativa de obter numerários.

O Tenente Coronel PM Piccolotto - Cmt do CPR-SUL e o Capitão PM Gioia - Cmt da 4ª CIPM, disseram a este informativo que "esta ação eficiente vem provar o inestimável valor destes policiais, pela forma sucinta e responsável com que conduziram o desfecho da referida ocorrência, dominando a situação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am

Fotos: PM de Humaitá-Am

19 setembro 2009

O dano moral e o valor de sua reparação


Li e achei interessante a matéria publicada pelo Major Adrianízio da PM do Ceará-CE, e que devemos levar ao conhecimento de todos. 
"Dano ou assédio moral, terrorismo ou violência psicológica". As expressões estão relacionadas a ameaças, humilhações, atos vexatórios e maus-tratos que ocorrem no ambiente de trabalho e motiva a cada dia um número maior de pedidos de indenização na Justiça do Trabalho.
Estudos apontam que pelo menos 33% dos trabalhadores sofrem esse tipo de assédio. Tem aumentado o número dos que buscam a reparação por danos à dignidade e à honra, praticados por superiores hierárquicos. Conforme os especialistas, o assédio moral pode levar a distúrbios psíquicos como ansiedade, perda da auto-estima e depressão.
É consenso na doutrina e na jurisprudência, no mundo inteiro, que a dor moral não tem preço. E por outro lado, por ser algo com tanta importância, pelo menos deve ser reparada.

O Estado não pode obrigar o ofensor a pedir desculpas, retratar-se, ou ainda fazê-lo passar pela mesma situação que provocou a dor moral do agredido sob pena de violação aos Direitos Humanos, ou ainda recair sob a acusação de voltar a aplicação da Lei de Talião, retroagir, cometer o mesmo erro, iniciar um circulo vicioso.

Então, tomou por bem, atacar onde ‘teoricamente’ doeria mais, o bem disponível de maior sensibilidade: o bolso do agressor, e com isso reduzir a dor moral a algum valor em reais.

O dano moral é previsto na Carta Magna, e visa assegurar a inviolabilidade da intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, cabendo o direito de indenização do dano que cause a sua violação. 
  
Autora: Dra. Sônia Maria Teixeira da Silva - Advogada 
Fonte e Fotos: Blog do Major Adrianizio

Clima Tenso em Coari-Am

Desde o dia (14), Coari-Am (67 mil habitantes) à 370 Km de Manaus-Am, vive um clima tenso desde que o ex-prefeito Adail Pinheiro, foi preso pela PF, acusado de pedofilia (exploração sexual infanto-juvenil) e favorecimento a protituição.


O município recebeu reforço de dezenas de Policiais Federais e cerca de 150 Policiais Militares que farão parte da "Operação Volta a Democracia".



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou liminar requisitada pelo vice-prefeito de Coari-Am, Leondino Coêlho de Menezes (PTB), que pedia a suspensão da eleição suplementar em Coari-Am. A decisão foi proferida pelo corregedor do Tribunal, ministro Félix Fischer, e divulgada no começo da noite de ontem (18).
 
A confirmação do pleito para este domingo (20), não serviu para acalmar os ânimos na cidade. O desbloqueio das contas da Prefeitura, por determinação do ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), contribuiu para dar mais gás às denúncias de compra de votos, que causaram focos de tumulto durante todo o dia de ontem.
 
O pagamento do programa Direito à Cidadania, de iniciativa do Executivo Municipal, marcado às pressas pelo prefeito interino Emídio Rodrigues Neto, sem a autorização da Justiça Eleitoral, por exemplo, gerou transtorno para mais de 2 mil pessoas que lotaram o ginásio poliesportivo Geraldo Granjeiro.
 
Expostos ao  calor, à fome e à sede os beneficiários do programa, que atende a 2.500 famílias de comunidades rurais do município, boa parte deles mães com filho de colo, tiveram que aguardar por mais de seis horas para receber a bolsa auxílio de R$ 100,00 em função do impasse criado entre a prefeitura e a Justiça Eleitoral.
 
Com a justificativa de que a atividade poderia desequilibrar a disputa eleitoral e de que não havia sido comunicado com antecedência à Justiça, o juiz do pleito, Flávio Freitas, primeiro mandou suspender o pagamento. Depois reavaliou a decisão diante do tumulto que poderia ser gerado e resolveu limitar a liberação das bolsas até às 18h30min. O restante deverá ser pago na próxima segunda-feira.
 
Flávio Freitas afirmou que a Prefeitura tentou com a entrega do auxílio às vésperas da eleição, jogar a população contra a Justiça Eleitoral. “Esse tipo de ação não é permitida em período eleitoral. É questão de bom senso. A ordem era não pagar. Mas não tem como fazer isso sem gerar ferimentos. Não vou jogar a PM contra a população”, disse o magistrado.



Fonte e Foto: Jornal A Crítica

PEC 300 / 2008 - Nomeada Comissão


Até que enfim, no último dia (16), foi designada e/ou nomeada a Comissão Especial que irá proferir um parecer final a respeito da PEC 300/2008 de autoria do Deputado Federal PTB-SP Arnaldo Faria de Sá.

A PEC 300: é a proposta de emenda constitucional que estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos.

 
Já transcorridos cerca de 80 (dias) após a aprovação da PEC 300/2008 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, enfim a presidência da casa nomeou e designou os 16 (dezesseis) parlamentares que deverão compor a Comissão Especial, são eles:


- DEP FED PP-RS José Otaviano Germano – Presidente.
- DEP FED DEM-PB Major Fábio – Relator.
- DEP FED PTB-SP Aranaldo Faria de Sá – Membro.
- DEP FED PR-GO Chico de Abreu – Membro.
- DEP FED PT-RN Fatiam Bezerra – Membro.
- DEP FED PMDB-CE Flávio Bezerra – Membro.
- DEP FED PMDB-DF Laerta Bessa – Membro.
- DEP FED PT-MG Leonardo Monteiro – Membro.
- DEP FED PTC-SP Coronel Paes de Lira – Membro.
- DEP FED PT-RS Paulo Pimenta – Membro.
- DEP FED PPS-AC Ilderlei Cordeiro – Membro.
- DEP FED DEM-SE Mendonça Prado – Membro.
- DEP FED PSB-ES Capitão Assunção – Membro.
- DEP FED PDT-RS Enio Bacci – Membro.
- DEP FED PSB-RR Maria Helena – Membro.
- DEP FED PV-RO Lindormar Garçon – Membro.

 
A Comissão Especial é o último passo no tramite legislativo para que uma propositura entre em pauta no plenário para ser aprovada ou não, diante disso, vimos com bastante alegria à designação e nomeação da comissão.


Outro ponto bastante favorável é a nomeação do Deputado Federal DEM-PB Major PM Fábio como relator da Comissão Especial. O Major Fábio juntamente com outros parlamentares, integrantes da FREMIL, (Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros Militares), de maneira insistente vinha apresentando requerimentos atrás de requerimentos a presidência da câmara, solicitando a designação e instalação da Comissão, acreditamos que a sua sensibilidade e espírito de justiça darão a ele condições de no mais curto espaço de tempo apresentar um relatório coerente, sério e comprometido com a aprovação da PEC 300/2008.


De acordo com a Portaria do Presidente da Câmara, a comissão terá o prazo de 10 sessões ordinárias a contar de 03/09/2009 para receber sugestões e emendas ao projeto original.


Fonte: http://stive.com.br/pec300/   (adaptado)
Foto: Stive

Sistema Único de Segurança Pública - SUSP


É um sistema criado para articular as ações federais, estaduais e municipais na área da segurança pública e da Justiça Criminal, hoje totalmente dispersas. Essa articulação não vai ferir a autonomia dos estados ou da Polícia Civil ou Militar. Não se trata de unificação, mas de integração prática. O sistema é único, mas as instituições que farão parte dele são diversas e autônomas, cada uma cumprindo suas responsabilidades. Servem de modelo para o SUSP as experiências de missões especiais e forças-tarefa, em que órgãos diferentes trabalham integrados, com pessoal qualificado, objetivos, metas e metodologia bem definidos.
O novo estilo de conduzir a segurança pretende evitar que as ações sejam pautadas apenas por tragédias, sem planejamento nem tempo para pensar em medidas estratégicas. O objetivo do SUSP é prevenir, criar meios para que seja possível analisar a realidade de cada episódio, planejar estratégias, identificar quais os métodos e mecanismos que serão usados. Sistemas de avaliação e monitoramento das ações também serão introduzidos para garantir transparência e controle externo das ações de segurança. 
Como os Estados vão participar?
O governador do estado assina um protocolo de intenções com o Ministério da Justiça. Então, é criado no estado um Comitê de Gestão Integrada, do qual fazem parte o secretário estadual de Segurança Pública, como coordenador, e mais representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Polícia Civil e as Guardas Municipais. A intenção é contar também com a cooperação ativa do Ministério Público e do Poder Judiciário. Caberá a esse comitê definir de forma consensual as ações, principalmente no combate ao crime organizado (tráfico de drogas e de armas, contrabando, lavagem de dinheiro, pirataria, etc.). Todas as decisões do comitê estadual serão repassadas a um comitê gestor nacional. Com isso, experiências bem sucedidas em um lugar poderão ser implantadas em outro. O comitê, também, definirá as prioridades para investimentos federais na área de segurança pública no estado.
Como vai se dar a integração entre as polícias?
Policiais civis e militares vão freqüentar a mesma academia e terão acesso à formação prática e teórica idêntica. O Governo vai, ainda, estimular a criação de unidades policiais integradas, reunindo, em um mesmo local, forças das polícias civil e militar. Isso vai mudar a cara da segurança pública no Brasil, que, pela primeira vez, contará com projetos amplos de longo prazo para evitar futuras crises de violência.
 A ação do Governo está limitada à elaboração do SUSP?
Não. O Governo Federal já tomou várias medidas na área de segurança pública. O número de policiais federais vai aumentar de 7.000 mil para 11.500 agentes, delegados e peritos. E serão contratados 500 agentes penitenciários federais. Também foi anunciada a construção de cinco presídios federais de segurança máxima, sendo que um será concluído até o final do ano. Um exemplo da agilidade do Governo foi no recente episódio de transferência do traficante Fernando Beira Mar para presídios que ficam fora da área em que atuava.
Mudou a forma de o Governo Federal lidar com a segurança pública?
Até o final do ano passado, a Secretaria Nacional de Segurança Pública funcionava como uma simples tesouraria do Fundo Nacional de Segurança Pública. Os critérios para a liberação de recursos não eram definidos claramente, por falta de uma política efetiva para a área. Agora, o Governo Federal tem objetivos que orientam a aplicação desses recursos em projetos que realmente melhorem a vida do cidadão. Esses objetivos constituem os principais pontos do SUSP.
Os seis eixos do SUSP:

  • Gestão unificada da informação: Uma central vai receber todas as demandas na área de segurança pública. A coleta de informações deverá auxiliar na redução da violência e na prevenção ao crime.

  • Gestão do sistema de segurança: Delegacias com perícia, polícia civil e polícia militar deverão ser implantadas para cuidar de determinadas áreas geográficas das cidades.

  • Formação e aperfeiçoamento de policiais: Os policiais civis e militares serão treinados em academias integradas. A Secretaria Nacional de Segurança Pública tem um setor de formação e aperfeiçoamento que já está trabalhando nos currículos das academias para definir o conteúdo desses cursos de formação, que levarão em conta sempre a valorização do profissional.

  • Valorização das perícias: Essa fase da investigação dos crimes receberá atenção especial.

  • Prevenção: Ações concretas para a prevenção e redução da violência nos estados serão prioritárias. A Polícia Comunitária terá papel fundamental nesse processo.
  • Ouvidorias independentes e corregedorias unificadas: Serão criados órgãos para receber as reclamações da população e identificar possíveis abusos da ação policial. A corregedoria vai fiscalizar os atos dos policiais civis e militares. O objetivo é realizar o controle externo sobre a ação da segurança pública nos estados.


Fonte: Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP)

12 setembro 2009

Concursos - Abertos, Encerrados e Segredos

Concurso da Polícia Federal - Encerrado - Acontece hoje (13) a prova do concurso da PF para os cargos de Agente (200 vagas) e Escrivão (400 vagas) = 600 vagas, o custo das incrições foram R$ 110,00 reais a partir do dia 03 a 18 de agosto do corrente e o salário inicial é de 7.514,33 reais.

Concurso da PM de Pernambuco - Aberto - Estão abertas as incrições (http://www.upenet.com.br/) para o concurso da PM de Pernambuco até o dia 04/10, taxa de R$ 80,00 reais, serão 2.100 vagas para o cargo de Soldado, prova dia 22/11, salário inicial R$ 1.237,29 reais. 


Concurso da PM de São Paulo - Aberto  - Estão abertas as incrições (http://www.vunesp.com.br/) para o concurso da PM de SãoPaulo de 01 até o dia 25/09, taxa de R$ 39,00 reais, serão 2.000 vagas para o cargo de Soldado, prova dia 15/11, salário inicial R$ 2.027,00 reais.


Concurso da PM de Minas Gerais - Encerrado  - Estão encerradas as incrições (http://www.sistemas2pm.mg.gov.br/) para o concurso da PM de Minas Gerais em 27 de Agosto, a taxa foi de R$ 50,00 reais, foram 1.040 vagas para o cargo de Soldado, prova dserá ia 18/10, salário inicial R$ 1.380,87 reais.

Concurso da PC do Piauí - Aberto  - Estão abertas as incrições (http://www.uespi.br/nucepe) para o concurso da PC do Piuaí que vai até o dia 11/09, taxa de R$ 120,00 reais, serão 30 vagas para o cargo de Delegado, a prova dia 11/10, salário inicial R$ 7.141,50 reais.

Concurso da PC do Pará - Encerrado  - Estão Encerradas as incrições (http://www.movens.org.br/) para o concurso da PC do Pará que foi  até o dia 16/08, taxa de R$ 150,00  e 130,00 reais, serão 350 vagas para os cargos de Delegado (50), Escrivão (150) e Investigador (150),  a prova dia 27/09, salário inicial R$ 5.219,04 e 2.008,80 reais.

Segredos de Concursos

Estude, estude e estude, daí  você irá passar em tudo o que quiser. Só que muita gente vive estudando e nunca é aprovado. O que acontece? Não basta apenas estudar, você tem que relmente aprender, tem que saber se controlar durante a prova, ficar tranquilo e preencher o caderno de respostas com paciência e tranquilidade.

Mesmo sem muitos recursos financeiros e sem muito tempo, você poderá passar no concurso que quiser, como eu fiz. Conquistei meu objetivo e realizei um sonho: em 2003 ingressei nas fileiras da Corporação como Soldado PM. Percorri longos caminhos e usei inúmeras estratégias que pretendo mostrar pra você aqui no Blog do Leão. Tudo por um preço acessível! Custa apenas a curiosidade de clicar no link de Concursos e outros.

Quer ser um policial? A partir desta postagem, editarei outras, voltadas para aqueles que tinham um sonho como eu. Se  possível, coloquem o Blog do Leão em seus favoritos ou como página principal no seu navegador. 

Então sejam-bem vindos! Esse espaço é nosso. E se quiser colaborar com sua experiência, envie-nos seu conteúdo pelo e-mail do blog (cpr.sul@gmail.com). Poderemos publicá-la, assim como seu artigo, sua matéria, comentário, e etc.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am
Fotos: Abordagem Policial

11 setembro 2009

11 de Setembro de 2001 - Ataques Terroristas


Hoje completa 08 (oito) anos da cena mais lamentável já vista em nossas vidas, chamado também de atentados de 11 de setembro, foram uma série de ataques suicidas, coordenados pela Al-Qaeda contra alvos civis e militares nos USA em 11 de setembro de 2001.
 
Na manhã deste dia, 04 (quatro) aviões comerciais foram sequestrados, sendo que 02 (dois) deles colidiram contra as torres gêmeas doWorld Trade Center na ilha de Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra oPentágono no Condado de Arlington, na Virgínia
Os destroços do quarto avião, que atingiria o Capitólio, o United Airlines Fligth 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 3.234 pessoas e o desaparecimento de 24.
Esse foi o um ataque de efeitos psicológicos e altamente corretivo imposto por forças inimigas em território americano. Causado por uma célula terrorista ligada à rede Al-Qaeda, esse inimigo invisível deixou um saldo de mortes superior a 3 mil. Além disso, essa terrível demonstração de impunidade foi caprichosamente planejada e direcionada aos ícones americanos, praticada impunemente, e tendo como armas aviões comerciais. 
O ato agravou-se muito mais por ter sido transmitido ao vivo pelas cadeias de TV do mundo inteiro, com a própria tecnologia americana. Tal ataque, ainda sem precedentes em toda a história da humanidade, feriu profundamente o orgulho americano e superou, em muito, o efeito moral imposto às tropas americanas pela força aérea japonesa. Ficam aqui nossa homenagem as vítimas e condolências as suas famílias.
Fonte: Wikipedia (adaptado)
Fotos: Bing

Concurso da Polícia Rodoviária Federal - Prorrogado

As inscrições ao concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que terminava hoje (11/09), foi prorrogada até o dia (18/09) deste mês. Das 750 vagas em nível nacional, 30 são para o Amazonas. O salário para o cargo de agente rodoviário federal é de R$ 5.620,12, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 161,99

Para o concurso da PRF o candidato deve ter nível superior em qualquer área e carteira de habilitação categoria “B” ou superior. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.funrio.org.br. O valor da taxa é de R$ 100.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am

Seis Presos Fogem da Delegacia de Apuí-Am

Na madrugada de segunda (7), do corrente, duas celas da 67ª Delegacia de Polícia Civil do município de Apuí-Am, cerca de 410 quilômetros de Humaitá-Am, foram serradas e seis (6) presos de Justiça conseguiram fugir. A fuga ocorreu na madrugada de segunda, depois que o Guarda Municipal que faz a vigilância da unidade policial foi deslocado para fazer a segurança na festa de rodeio (XXII EXPOAP), que acontece todos os anos no município de Apuí-Am. Mas a fuga só foi detectada às 08h00min, quando o delegado chegou a delegacia.

De acordo com o Delegado Sérgio L. Santos, a determinação do deslocamento do Guarda teria partido do Prefeito de Apuí-Am, Antônio Marcos Maciel Fernandes, sem que o delegado tivesse sido comunicado. Entre os fugitivos estão acusados de homicídio e tráfico de drogas considerados perigosos: JOSÉ AUGUSTO SOUZA DO NASCIMENTO, VALDIVINO AUGUSTO RIBEIRO vulgo "badu", CLEBSON FERREIRA DA SILVEIRA vulgo "cléber", RONALDO FERNANDES RODRIGUES vulgo "índio", LUENAI DE SOUZA MAIA vulgo "nai" e FÁBIO PEREIRA DA SILVA. As duas celas da delegacia abrigam vinte (20) presos de Justiça e quatro (4) condenados.

A suspeita do delegado é que cinco dos fugitivos estejam escondidos na cidade e apenas um tenha se dirigido à cidade de Jacareacanga (PA), a 290 quilômetros de Apuí.-Am O Município faz divisa também com os Estados do Mato Grosso e Rondônia. Os presos fugiram pela janela (entrada de ar) da cela, que fica a uma altura aproximada de (5) metros.

O delegado Sérgio L. Santos informa que havia recebido há uma semana informação da existência de um plano de fuga em andamento na delegacia. “Fizemos uma varredura nas celas, retiramos todos os pertences dos presos e nada foi encontrado. Provavelmente esconderam a serra na parte de cima da entrada de ar, que fica a, aproximadamente, cinco metros do chão”, explica ele, dizendo não entender como os presos conseguiram escalar e chegar até o local para serrar a grade.
Esperamos que tal fuga não tenha sido facilitada e/ou provacada por ninguém. O certo é que uma serra entrou nas celas por falha humana durante a revista das visitas e da comida.
Fonte: Jornal A Crítica (adaptado)
Foto: O Alagoano 
Autor: Julio Pedrosa

09 setembro 2009

5ª CIPM - Boca do Acre-Am - Festival de Praia



O efetivo da 5ª CIPM, teve na manhã de terça-feira (1º de setembro) do corrente, mais um ato protocolar. Tratava-se de uma formatura (reunião), que aconteceu em frente ao Quartel da 5ª Companhia e que reuniu a maioria dos policiais que fazem parte do efetivo da Polícia Militar do Amazonas, destacados no município de Boca do Acre-Am.

O Capitão PM Luzeiro – Cmt da 5ª CIPM, disse “que a formatura é um dos momentos importantes de toda a corporação. Segundo ele, além das instruções básicas, é dada a oportunidade para se fazer um trabalho avaliativo apontado os êxitos e as dificuldades”.

Boca do Acre-Am conta com um policiamento mais humanizado, que trabalha junto à comunidade, a PM tem prestado um serviço de qualidade, no intuito de dar segurança e tranquilidade, além de formar uma parceria necessária com a população.

O Tenente Coronel PM Piccolotto – Cmt do CPR-SUL, entende a situação do Sul do estado, quanto as dificuldades encontradas e comentou “que as dificuldades estão todas concentradas na questão pessoal e apoio logístico, e que não tem medido esforços, junto ao Comando na capital para conseguir melhorias nas condições de trabalho e atendimento imediato ao público.

O Comandante da 5ª CIPM, anunciou que teve início na sexta-feira (04), uma mega operação em favor da segurança no Festival de Praia - 2009. Ocorrerão blitz constantes, revistas em bares e boates e todo efetivo será empregado para tornar a festa saudável e segura, tanto para os boacrenses, quanto para os visitantes de municípios vizinhos.





Fonte: Agostinho Alves (adaptado)
Foto: Agostinho Alves - http://www.portaldopurus.com

Concurso da Polícia Militar do Amazonas 2011 - 2,5 mil vagas


Conforme publicação do Jornal  A Crítica, hoje (09), foi anunciado pelo Exmo. Srº Cel. QOPM Dan Câmara - Cmt Geral da PMAM, que a Polícia Militar do Amazonas deverá abrir concurso público para preenchimento de 2.580 vagas até o final deste ano. O Comandante Geral deu coletiva à imprensa, ontem (08), confirmou o envio da Lei de Ingresso e do Edital para a Casa Civil do Estado do Amazonas.

Serão 2.500 vagas para soldados e 80 vagas para oficiais. Já despachamos o edital para a Casa Civil avaliar e dar parecer jurídico. Depois o próximo passo é o crivo da Assembleia Legislativa. Tudo indica que começaremos os cursos de formação no início do ano que vem”, disse o Cel. QOPM Dan Câmara. 
 
Dez por cento (10%) das vagas é destinado às mulheres. O edital prevê provas práticas e teóricas, além de análise de títulos, avaliação médica e o curso de formação. Todas as etapas têm caráter classificatório e eliminatório. “A remuneração para o  aluno de soldado é R$ 1.000. Depois da formatura,  o salário é R$ 1.800”, afirma o Coronel. O curso é intensivo, e tem duração de quatro a seis meses.

Os aprovados para as 80 vagas de oficiais devem passar por uma investigação social de conduta antes do curso de admissão. A remuneração inicial dos alunos-oficiais é de aproximadamente R$ 2.470.

Dan Câmara explicou que o aumento do efetivo da Polícia Militar atende às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa), para Manaus-Am ser subsede da Copa do Mundo em 2014. “Nossa lei define que precisamos mesmo de 10 mil homens na ativa, e com esse concurso conseguiremos chegar nesse alvo. Estamos atentos às necessidades da copa, e teremos tempo de fazer todos os treinamentos”, analisa Dan Câmara.
 
Disputado
 
O último concurso da PM, realizado no ano passado, foi um dos mais concorridos em 2008, segundo dados dos realizadores  Copec/Cetam. Foram contabilizadas 21.678 inscrições para 1.000 mil vagas, sendo  4.870 candidatas mulheres e  16.808 homens. O conteúdo da prova teórica abrangeu conhecimentos de língua portuguesa e matemática. O exame de saúde, de caráter eliminatório, é executado pela Junta Ordinária de Inspeção de Saúde Médica da PM.

Disponvel p/ Download, prova e gabarito...PMAM 2008, link abaixo: 
Estou disponibilizando para download a prova, gabarito, conteudo programático, edital e etc... do concurso que foi realizado em 2008. Concurso da PMAM 2008.

Veja mais informações sobre o Concurso da PMAM 2011, clicando aqui.


O concurso do Governo do Estado do Amazonas que objetiva selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldado PM (CFSD PM), para o preenchimento de 2.000 (dois mil) cargos de Soldado PM do Quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar do Amazonas e 500 (quinhentas) vagas para funções de graduação e posto, aconteceu nos dias 30 de abril (sábado) e 1º de Maio (domingo), recebendo milhares de candidatos residentes no município e de cidades vizinhas a Humaitá-AM. 


Nos dois dias de avaliações cada um dos candidatos teve 4 horas para responder questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática, Geografia do Brasil e do Amazonas, História do Brasil e do Amazonas nas Escolas de Humaitá-AM, como Plínio Ramos Coelho (GM), Irmã Carmem, Álvaro Maia, Escola Padrão, Duque de Caxias, Patronato Maria Auxiliadora, Dom Bosco receberam aproximadamente 6 mil candidatos que dependendo do desempenho na prova poderão adentrar as fileiras da PM/AM. 

De acordo com o edital que rege o concurso o concorrente que alcançar o mínimo de 40% (quarenta por cento) de acertos na prova objetiva, que equivalem a 24 (vinte e quatro) questões e o mínimo de 1 (um) acerto em cada disciplina, mas que não for classificado dentro das vagas previstas, será incluído no cadastro de reserva visando convocação para o preenchimento de vagas remanescentes ou criadas no prazo de 2 anos, validade do presente concurso. 

Após o término das provas, os candidatos comentaram que as maiores dificuldades encontradas nos exercícios apresentados no exame de sábado estavam nas questões de Matemática, História do Amazonas e Geografia do Amazonas. A remuneração básica inicial para o Aluno Soldado PM será de pouco mais de mil e cem reais (R$ 1.104,81) e para o cargo de Soldado 2 é de pouco menos de mil e setecentos (R$ 1.637,33).


Fonte: Jornal A Crítica  (adaptado)
Foto: Euzivaldo Queiroz / Visitem: www.pmam.org

08 setembro 2009

Rodeio de Apuí-Am – 2009 - XXII EXPOAP


No período de 03 de Setembro até 06 de Setembro do corrente ano, aconteceu em Apuí-Am, a XXII Festa do Peão de Boiadeiro e Exposição Agropecuária/2009 (EXPOAP).

Sob a Coordenação do TC PM Piccolotto Cmt do CPR-SUL, que determinou ao Comandante da Operação, Capitão Gioia – Cmt da 4ª CIPM, que encaminhasse reforço de policiamento entre os dias 01 de Setembro até 08 de Setembro de 2009, 08 (oito) dias, que de imediato realizou diligência com deslocamento de 20 (vinte) policiais do município de Humaitá-Am para o município de Apuí-Am.




Tratou-se de uma festa tradicional no Município, com patrocínio da Prefeitura local e apoio do Governo do Estado do Amazonas, onde a cultura popular é representada por meio de montarias, provas de laço, cavalgadas, prova tambor, vaquejada, leilões, rodeio, exposição agropecuária e shows sertanejos nacionais (Gian e Giovani, Marco Brasil (locutor) e Marciano), cachoeiras.



Neste período de rodeio a população flutuante é de aproximadamente 10.000 (dez mil) pessoas por noite, esta somada a população fixa de 17.300 (dezessete mil e trezentos) habitantes, fazendo-se necessário a preservação da Ordem Pública e da paz social, através do bom desempenho das atividades policiais militares.





O município de Apuí-Am que fica distante de Humaitá-Am cerca de 420 quilômetros, pela BR-230 (Transamazônica), ficou agitado e durante a cavalgada de abertura a rainha do rodeio e as duas princesas fizeram à frente e foram seguidas por uma fila quilométrica por gente a cavalo, motos e carros.


Fonte: Assessoria de Comunicação da PM de Humaitá-Am
            http://www.apuiam.com.br
Copyright © 2014 Blog do Leão