03 janeiro 2010

Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas






SSP / AM e suas Atribuições 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AM) é um órgão integrante da administração direta do Governo do Amazonas, de acordo com as Leis Delegadas nº 2, de 14 de abril de 2005 e 59, de 29 de julho de 2005. Sua atuação nas áreas de formulação, execução e supervisão das atividades de natureza policial ou correlata para garantir o livre exercício dos poderes constituídos, a ordem e a segurança pública.
   
Além disso, a SSP acompanha as autoridades administrativas e judiciárias na aplicação de medidas legais e regulamentares; colabora, organiza e executa os serviços policiais para prevenção e repressão da criminalidade intermunicipal e interestadual.  Cabe também à SSP a execução dos serviços de periciais e identificação datiloscópica civil e criminal, o acompanhamento de medidas de segurança para controle do trânsito, a concessão de autorização para funcionamento, controle e fiscalização das empresas de vigilância e similares.  

Compete ainda à secretaria a execução de outras ações e atividades determinadas pelo chefe do Poder Executivo. A SSP é dirigida por um secretário de Estado, auxiliado por um secretário Executivo e um secretário Executivo-Adjunto.  

Conheça os Secretários:

Srº Geraldo André Scarpellini Vieira - Secretário de Estado de Segurança Pública

Srº Umberto Ramos Rodrigues - Secretário Executivo de Segurança Pública

Srº Paulo Roberto Vital de Menezes - Secretário Executivo Adjunto da Segurança Pública
     
Estrutura 

A estrutura organizacional da SSP/AM é composta de:  
1 - ÓRGÃOS COLEGIADOS:
Conselho Estadual de Segurança Pública - Conesp, Conselho Comunitário de Segurança da Capital - Conseg, Conselho Estadual de Trânsito - Cetran, Comitê de Gerenciamento de Crises e Gabinete de Gestão Integrada - GGI.

2 - ÓRGÃOS DE ASSISTÊNCIA DIRETA:
Gabinete do Secretário e Assessorias.

3 - ÓRGÃOS DE ATIVIDADE-MEIO:
Administração, orçamento, finanças, planejamento, tecnologia, comunicação, junta médica e outros.

4 - ÓRGÃOS DE ATIVIDADE-FIM:
Departamento de Inteligência - DI, Departamento de Coordenação das Unidades Integradas e Centro Integrado de Operações de Segurança - Ciops.

5 - ENTIDADE VINCULADA: Departamento Estadual de Trânsito - Detran

Programas

Para saber mais sobre os Programas Sociais desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, clique nos links abaixo.

Fonte e Foto: SSP/AM