15 agosto 2010

Especial Viaturas Policiais

Por Alden José

Enquanto fuçava pela grande rede mundial de computadores, me bati com uma notícia que me chamou a atenção. Senão vejamos:
Este final de semana a Fiat participou com 2 carros (Linea e Novo Uno) no: INTERSEG – 10ª FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA, SERVIÇOS E PRODUTOS PARA SEGURANÇA PÚBLICA e 8ª CONFERÊNCIA EXECUTIVA DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA AMÉRICA DO SUL . Aprovados nos “Mais Rígidos Testes das Forças de Segurança” (grifo meu).
Foi apresentado também pela montadora Ford, o novo Focus sedan que foi a vedete da Ford. De acordo com a fabricante, ele foi desenvolvido com inspiração nas modernas viaturas (grifo meu) policiais dos Estados Unidos. Entre outros equipamentos, ele vem com um computador com acesso à uma central de informações remota, navegador GPS (Global Positioning System) e monitoramento de 360º com a ajuda de cinco câmeras. De acordo com Marcelo Paixão, supervisor de Vendas Diretas da Ford, “a montadora está expandindo sua participação no setor de segurança pública, com veículos de perfis adequados para atender as diferentes necessidades de transporte das corporações” (grifo meu).
Quando o site diz que foi aprovado pelos “Mais Rígidos Testes das Forças de Segurança”, quais foram esses testes? Após analisar as especificações técnicas das citadas viaturas, que segundo o site foi aprovado nos mais rígidos testes, concluí que se não fosse pelo novo design e instalação de um ou outro item mais modernos (GPS, câmera de circuito interno e externo – in car vídeo), em NADA difere das atuais viaturas utilizadas pelas polícias civis e militares de todo o Brasil.

A maioria dos veículos foi feito para passeio. A motorização, suspensão, parte elétrica (não suporta por exemplo a manutenção do giroflex – highlight – ligado, descarregando a bateria rapidamente), espaço interno insuficiente, alto desgaste das peças (pastilhas de freio, embreagem etc), pois as viaturas trafegam diuturnamente por terrenos variados.

As “novas” viaturas do mercado brasileiro atendem a finalidade de nossa missão? Clique no banner abaixo e faça o download do artigo completo:
Viaturas: apesar de ser um item utilizado como se fosse solução para todos os problemas da segurança no Brasil, é algo indispensável para a pronta resposta policial às ocorrências criminosas – em todo o mundo. No vídeo que trazemos neste post, você verá fotos de viaturas incríveis de vários países, sendo inevitável o sentimento de inveja – mesmo sem saber se tecnicamente cada uma delas é adequada para o serviço policial.