30 julho 2010

Curso CATI da SWAT em Humaitá-AM



IMOBILIZAÇÕES TÁTICAS


É um treinamento objetivo e ofensivo que está sendo considerado como uns dos melhores treinamentos policiais do mundo e é hoje a mais nova arma da SWAT. Desenvolvido e Patenteado pelo CATI, o curso visa o preparo de policiais para uma atuação mais eficiente em situações de risco como: as de resgate de reféns, rebeliões, imobilizações de suspeitos sob efeito de entorpecentes, etc. É um curso inédito no mundo, que tem como objetivo primordial o de fornecer ao treinando uma capacitação para o uso das técnicas de imobilização tática e para lidar com situações onde não haverá possibilidade de utilização de arma de fogo.

As táticas ensinadas neste programa produzem os elementos surpresa e velocidade, requisitos essenciais para uma operação de sucesso. Colocamos o aluno em situações inesperadas que exigem raciocínio lógico, rápido e intuitivo. Enfim, é um novo e verdadeiro instrumento para o cotidiano do policial ou agentes de segurança.

CURSO DE IMOBILIZAÇÕES TÁTICAS (ambos os sexos)
Data : 27, 28 e 29 de Agosto de 2010 (sexta, sábado e domingo)
Local : Município de HUMAITÁ – AM (Local a ser definido)
Horário: (A ser definido) 
Vagas: Serão LIMITADAS !!!


Contato : Através dos fones - (97) 8123-7938 (97) 9156-9306, CB PM Selino Farias  ou pelo e-mail: catinorte@cati.com.br


Segue abaixo toda a Programação do Curso a ser ministrado:
• Técnicas avançadas de condução de presos;
• Domínio das articulações;
• Técnicas avançadas de desarme;
• Técnicas de utilização de algemas;
• Técnicas avançadas de imobilização;
• Imobilização tática com 1 a 4 operacionais;
• Equipes e formações táticas de Imobilização;
• Imobilização de suspeitos sob o efeito de entorpecentes;
• Imobilização em ambientes confinados (CQB);
• Como evitar o artigo 129 do Código Penal Brasileiro;
• Estratégia tática e desarme em situações envolvendo reféns;
• Estratégia tática e desarme/ arma de fogo;
• Desarme seguido de imobilização do seqüestrador;
• Estudos e avaliações de imobilizações policiais mal sucedidas;
• Controle emocional; e
• Simulações reais de diversas situações e cenários.

Materiais Necessários Durante a Prática do Curso:
• Farda tática (Calça de Uniforme Militar ou de Vigilante);
• Camisa CATI Inclusa na Inscrição;
• Arma de treinamento (fornecida pelo CATI);
• Algemas; e
• Joelheiras (opcional).

Investimento no Valor de:
R$ 530,00 reais; ou 02 X R$ 265,00 reais, sendo uma entrada mais cheque para 30 dias a contar da data da entrada.

O certificado será confeccionado pelo CATI Treinamento Policial LTDA (www.cati.com.br) e entregue em até 20 dias após o curso.

OBS: Todas estas técnicas são patenteadas no Instituto de Marcas e Patentes, em nome do CATI - Treinamento Policial LTDA. Qualquer cópia sem autorização poderá gerar processos legais.

Fonte e Foto: Assessoria da 4ª CIPOPMA

27 julho 2010

PM Desencadeia Operação AntiDrogas

A Polícia Militar do Amazonas, através de seus integrantes da 4ª CIPOPMA (4ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo e Preservação do Meio Ambiente), situada em Humaitá-AM prendeu no último final de semana (25/07) cerca de 31 (trinta e uma) trouxinhas de maconha e outras 27 (vinte e sete) trouxinhas de pasta base de cocaína em duas ocorrências distintas, onde a guarnição estava sob o Comando do Cabo PM Rosimilton.

A primeira ocorrência se deu após uma ligação anônima, por volta das 00h00min na Rua Paulo Marques no bairro N. Srª do Carmo, quando a presidiária Fátima do Rosário Mendonça Leal, 43 anos, que conseguiu um beneficio da justiça e encontrava-se no regime semi-aberto e deveria retornar a Unidade Prisional de Humaitá-AM todas as noites para ser recolhida, foi flagranteada de posse de cerca de 21 (vinte e uma) trouxinhas de pasta base de cocaína, além de 01 (um) Aparelho de DVD e 01 (um) Celular Nokia, ambos sem nota fiscal, foi dado voz de prisão pelos policiais militares e a mesma conduzida até a 8ª DRPC.
A segunda ocorrência se deu também após uma ligação anônima, por volta das 02h30min na Rua Dom José no bairro São Sebastião, quando o nacional Ricardo da Costa Barros, 21 anos, e sua companheira Andriele Ramos Alecrim, 33 anos, vulgo “Drica”, foram flagranteados portando consigo 31 (trinta e uma) trouxinhas de maconha e 06 (seis) trouxinhas de pasta base de cocaína, então foi dado voz de prisão a ambos e conduzidos até a 8ª DRPC.

O novo Comandante da 4ª CIPOPMA, Capitão PM Guimarães salienta que “o trabalho das equipes de investigação e repressão ao tráfico de drogas no município irá continuar, e ainda mais intenso com a parceria com o Juiz da Comarca, o Ministério Público, além do Conselho Tutelar e integrantes dos Direitos Humanos”.
Fonte e Foto: Assessoria da 4ª CIPOPMA

18 julho 2010

Candidatos ao Governo do Amazonas 2010



No Amazonas já foram definidas as convenções partidárias e os 06 (seis) candidatos já estão definidos para disputar a cadeira de governador do estado por 04 (quatro) anos. Dos nomes já declarados, o eleitor poderá escolher um engenheiro civil, um graduado em Letras e Matemática, um técnico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), um microempresário e um funcionário público. Eis os candidatos, em ordem alfabética, que, junto com os respectivos vices e aliados, terão três meses para conquistar o eleitorado.

Antes de qualquer decisão leia atentamente as regras das eleições 2010 ou analise bem as pesquisas eleitorais para saber se são verdadeiras e vem de fonte segura, e se quiser acompanhar bem de perto basta seguir o UOL nas eleições Amazonas 2010.

a) Alfredo Pereira Nascimento (PR), nascido no Rio Grande do Norte, senador eleito em 2006, ex-prefeito de Manaus em dois mandatos (em 1988, por seis meses, assumiu a prefeitura de Manaus como interventor),ex-secretário de Estado, ex-superintendente da Suframa, ex-ministro dos Transportes nos dois governos do presidente Lula, formado em Letras e Matemática, pela UFAM. Seu vice é o ex-vereador e ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB), economista formado pela UFAM, autor de quatro livros.

b) Hissa Abrahão (PPS), economista com pós-graduação e mestrando em “Desenvolvimento Regional”, pela Ufam. Hissa está no primeiro mandato de vereador, eleito com apenas 2.338 votos

c) Herbert Amazonas (PSTU), funcionário dos Correios, candidato (sem sucesso) em todas as eleições, sempre defendendo a bandeira da esquerda e contando quase que exclusivamente com o horário eleitoral gratuito para fazer campanha, tem como vice o professor da rede pública e ensino João Rebouças (PSTU).

d) Luiz Carlos Sena (PSOL), técnico da UFAM, tem como vice Fernando José Rodrigues Lobato (PSOL), dos quadros da Aeronáutica e graduado em História. Os dois já foram candidatos a deputado em 2006 e Lobato também a vereador em 2008.

e) Luiz Navarro (PCB), é microempresário, mas já tem experiência na luta político-partidária, com a primeira incursão na década de 1980, para deputado federal. Em 2006, candidatou-se a senador e em 2008 a prefeito de Manaus, mas foi derrotado. Em 2008, quando teve como adversários o então vice-governador Omar Aziz, o então prefeito Serafim Corrêa, o deputado federal Francisco Praciano e o ex-governador Amazonino Mendes (PTB), Navarro teve apenas 1.730 votos (0,20% dos votos válidos).

f) Omar Aziz (PMN), nascido em São Paulo, é engenheiro civil, ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus, ex-deputado estadual, ex-secretário estadual de Segurança, ex-vice-prefeito de Alfredo Nascimento e ex-vice-governador de Eduardo Braga até 31 de março deste ano, quando assumiu o governo após desincompatibilização do titular. Na eleição 2008, quando teve por vice o deputado estadual Sabá Reis (PR), Omar ficou em terceiro lugar, com 153.071 votos (17, 56% dos votos válidos). O vice na chapa de Omar para o governo é o professor José Melo (PMDB), três vezes secretário de Estado, duas vezes deputado federal, duas vezes deputado estadual.
Obs: Não obtivemos a imagem do candidato Luiz Carlos Sena (PSOL).

Foto: Imagens Google

15 julho 2010

I Jogos Ibero Americanos de Polícias e Bombeiros - Manaus 2010

A cidade de Manaus-AM será a sede do 1º “Jogos Ibero Americanos de Polícias e Bombeiros”, no período de 15 a 25 de Agosto de 2010. A capital deverá receber mais de 2 mil atletas participantes.

Concorrendo com capitais como São Paulo, João Pessoa e Maceió, a capital amazonense foi contemplada e a competição servirá de teste para a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014.

O evento contará com a participação dos corporativos das polícias e de bombeiros dos países que possuem afinidades históricas, culturais e lingüísticas com Portugal e Espanha. Num total são 24 países que deverão mandar seus representantes, e ainda como convidados teremos Japão, EUA e Canadá.

Segundo o Secretário de Esportes, Júlio César, é importante observar que durante os jogos a capital do Amazonas irá receber delegações estrangeiras, entre elas EUA e Canadá. Temos a certeza de que faremos uma excelente competição. Dispomos de uma infraestrutura e capacidade organizacional para realizar qualquer evento esportivo, e esse é um deles, e acima de tudo promover a integração entre os países participantes, destacando a Amazônia para o mundo, disse o secretário.

Para o Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, Cel. Dan Câmara, além de incentivar e estreitar o relacionamento entre as delegações dos países participantes, a competição servirá de teste para a realização da Copa do Mundo em 2014.

- Vamos aproveitar esse evento para por em prática os serviços da nossa corporação voltadas à segurança pública, que requer uma atenção especial, pois estaremos recebendo atletas de diversos países. Colocaremos à prova a estrutura e a capacidade de operacionalização das nossas forças mostrando eficiência e qualidade em realizarmos grandes eventos- destacou Dan Câmara.

Serão 22 modalidades em disputa, tirar dúvidas basta acessar Manaus 2010 ou CPEPB, clicando aqui, vocês terão informações sobre as modalidades, regulamento, cronograma, inscrições, notícias, fotos e videos.

Individuais: Atletismo, Ciclismo, Corrida de 10 km, judô, jiu-jitsu, luta de braço, natação, travessia aquática, orientação, taekwondo, TCA (competidor mais resistente), tênis de campo, tênis de mesa, tiro, hipismo, tiro com arco e xadrez.

Fonte e Foto: Manaus 2010

10 julho 2010

Requerimento Bolsa Formação para Policiais, Agentes e Bombeiros

Os alunos civis e militares dos Cursos à Distância da SENASP, antes de se cadastrarem ou renovarem o requerimento do Projeto Bolsa Formação deverão providenciar as seguintes documentações:
1) Comprovante de Rendimento (contracheque) do mês da data do requerimento;
2) Para a PMAM e o CBMAM - Nada Consta Administrativo atualizado – Ficha Disciplinar ou Declaração na Unidade onde se encontra lotado;
   Para a PCAM -  Nada Consta Administrativo atualizado  –  A declaração deverá ser solicitada na Seção de Registros Funcionais;
3) Nada Consta da Justiça Federal atualizado, através dos sites:
    Justiça Federal do Amazonas ou pela Polícia Federal - Clicar em Certidões Eletrônicas e depois em Emitir Certidão.

4) Nada Consta Criminal Estadual  – Atestado de  Antecedentes Criminais, no site:

   Tribunal de Justiça do Amazonas - Clicar em Cadastro de Pedido de Certidão;

A previsão para entrega do atestado na Internet é de 05 dias úteis.  No prazo estipulado, o requerente deverá “Consultar Solicitação” e imprimir. Em alguns casos específicos, não será possível imprimir o atestado pela Internet, devendo o requerente dirigir-se à qualquer posto regulamentado.
Toda documentação deverá ser escaneada ou digitalizada em arquivos separados para ser anexada dentro da ficha de cadastro do requerente no link:  Bolsa Formação ou qualquer dúvida acesse o ambiente SisFor, leia a cadastre seu requerimento.
O servidor que anexar documentos incorretos ou ilegíveis no cadastro terá seu requerimento reprovado, devendo solicitar uma nova inscrição com a documentação correta.
Cabe ressaltar que a constatação de qualquer documento suspeito de fraude será encaminhado administrativamente a Instituição do servidor para adoção das medidas cabíveis.
ATENÇÃO:   O servidor que já efetuou o requerimento ANTES das novas condicionalidades somente terá que cumpri-las na próxima renovação do cadastro.
Dúvidas:
Este Gestor disponibilizou um telefone para dirimir questionamentos e passar informações a todos os Policiais Civis e Militares, Bombeiros Militares e Agentes Penitenciários a respeito dos Cursos da Rede EAD/SENASP e do Projeto Bolsa Formação neste Estado do Amazonas, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h.


TEL.: (92) 3657-4008 ou 3655-1544


OBS: OS DOCUMENTOS EXIGIDOS DEVERÃO SER ANEXADOS NO ATO DO CADASTRO DO NOVO REQUERIMENTO NO AMBIENTE SISFOR, PARA PODER SEREM ANALISADOS E HOMOLOGADOS PELOS GESTORES.
CARLOS HENRIQUE MARTINS GONÇALVES
Superintendente de Ensino e Valorização Profissional
Gestor EAD/SENASP/MJ e do Projeto Bolsa Formação

Traficantes são Flagranteados no KM-180

Uma guarnição da Polícia Militar do Amazonas, sob o Comando do Major PM Túlio, quando de serviço durante a  III EXPOMAT (3ª Exposição Agropecuária do Matupí), prendeu em flagrante delito no último dia 09 (sexta-feira), por volta das 01h00min e 03h30min, respectivamente, no Distrito de Santo Antônio do Matupí, KM-180 da BR-230 Transamazônica, pertencente ao município de Manicoré-AM, os acusados:

1 - Joílson Conceição de Jesus, 29 anos, após investigação da PM verificou-se que por volta de 01h00min havia um entra e sai de sua residência e em seguida a guarnição resolveu dar o flagrante e foi encontrado dentro de sua residência do mesmo, no banheiro 14 (quatorze) trouxinhas de maconha e 03 (três) trouxinhas de Pedra de Óxido, o mesmo recebeu voz de prisão e foi conduzido para a 8ª DRPC em Humaitá-AM. 

2 - Lúcia da Silva Lacerda, 45 anos, se diz ser indígena e é proprietária de um brega, o Club Delírios, popular "prostíbulo", populares denunciaram que a mesma há anos comercializava entorpecentes e é cafetina de menores, a guarnição por volta das 03h30min resolveu averiguar e encontrou 06 (seis) menores ingerindo bebida alcoólica e realizou uma busca no interior de seu estabelecimento, encontrando 35 (trinta e cinco) trouxinhas de maconha, a mesma recebeu voz de prisão e foi conduzida para a 8ª DRPC em Humaitá-AM. 

O Major PM Túlio agradece a colaboração da população de Santo Antônio do Matupí, KM-180 e os comerciantes locais que "sentiam-se amedrontados e aterrorizados com a quantidade de jovens viciados em entorpecentes, o que estava ocasionando pequenos furtos, assaltos, desordens, assassinatos, gerando uma onda de violência sem precedentes", salienta. 

Fonte e Fotos: Assessoria da 4ª CIPOPMA

06 julho 2010

PEC 300 - Aprovada em 1º Turno

Por Danillo Ferreira 

Sim, a Proposta de Emenda Constitucional de número 300, a chamada PEC 300, foi aprovada no final da noite desta terça-feira, (06 de julho), na Câmara dos Deputados. Após um jogo de protelação e obstrução, o líder do Governo, Deputado Cândido Vacarezza, do PT, definiu como critério para votação da PEC a votação de duas medidas provisórias, o que foi cumprido. Vejam a matéria da Agência Câmara:
Câmara aprova a PEC do piso dos policiais dos estados
O Plenário aprovou por 349 votos unânimes, em primeiro turno, a proposta de piso salarial para os policiais dos estados (PECs 446/09 e 300/08). O texto aprovado, negociado pelo governo com os representantes da categoria, exclui da PEC o piso salarial provisório. A matéria ainda precisa ser analisada em segundo turno.
Entretanto, fica estabelecido um prazo de 180 dias para o Executivo enviar, ao Congresso, um projeto de lei propondo o piso definitivo e a criação de um fundo composto por tributos federais para ajudar os estados a pagá-lo, assim como o período da sua duração.
Em seguida, a sessão foi encerrada.
Como se vê, a PEC aprovada é diferente da proposta original, que previa desde já o estabelecimento dum piso de R$ 3,5 mil para as praças e agentes e de R$ 7 mil para delegados e oficiais de polícia. Na atual proposta, o piso só será definido dentro de 180 dias, numa lei que deverá ser criada.


“Ganha mas não leva?”, talvez. Mas vejo a aprovação da atual medida – que saiu com muito esforço e mobilização dos policiais brasileiros, como uma oxigenação dos ânimos. A pressão deve continuar, para que a PEC seja votada em segundo turno e no Senado Federal, e que a lei do piso seja desde logo discutida e implementada, com valores dignos ao trabalho policial.

Parabéns aos que lutaram, e coragem aos que estão esperando a PEC cair do céu!

Fonte: Blog Abordagem Policial

05 julho 2010

PEC 300 - É agora ou nunca

Por Rodolfo Torres
O presidente da Câmara e candidato a Vice-Presidente, Michel Temer (PMDB-SP), prometeu há pouco colocar em votação nos dias (6) e (7) a PEC 300, que cria o piso salarial provisório a policiais e bombeiros militares de R$ 3,5 mil e R$ 7 mil - para praças e oficiais, respectivamente. A proposta conta com o apoio formal de 321 deputados.

Contudo, o peemedebista lembrou que poderá haver dificuldade para que o quorum ideal seja atingido. Para que uma PEC seja aprovada, são necessários 308 votos de deputados


Além da Copa do Mundo, a está semana contará com festividades juninas e convenções partidárias em alguns estados. 
Eu não sei o que vai acontecer. Não é certeza absoluta de que vamos votar. O que há é a certeza de colocá-la em pauta”, ressalvou Temer, como sempre.
O peemedebista também explicou que, em sua avaliação, o que será votado pela Casa é o texto acordado ente representantes de policiais e o governo. Isso viria, segundo Temer, por meio de uma emenda aglutinativa.
Nós podemos aprovar a PEC 300 nos seguintes termos: não ter valor na Constituição; ter a decisão de que vai ter um piso definido em lei; um fundo também definido em lei; e um prazo de 180 dias para essa lei ser mandada para o Congresso”, defende o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza. 
Além do impacto bilionário da medida, o governo é contra que valores de piso salarial sejam colocados na Constituição, pois é inconstitucional. 
A proposta teve o texto-base aprovado em março deste ano. Para que o primeiro turno de votação da PEC 300 seja concluído, deputados terão de analisar quatros destaques que, na prática, desfiguram a proposta. Após essa fase, a matéria terá de passar por outro turno de votação para, então, seguir ao Senado. 
Por Luciano Turl
A semana no Congresso promete ser de esforço concentrado. Com o Brasil eliminado da Copa do Mundo, o Parlamento esvaziado da semana passada pode dar lugar a uma Câmara e a um Senado mais ativos, se não houver uma nova falta de quórum devido ao início do período eleitoral. 


A duas semanas do recesso parlamentar, que começa no dia 18, as duas Casas prometem limpar a pauta do plenário. Mas o sucesso do esforço dependerá da presença dos parlamentares e de acordos partidários para as votações. Para garantir o recesso de meio de ano, os congressistas precisam votar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).


Nesta terça (6) e quarta-feira (7), os deputados querem se concentrar nas medidas provisórias que trancam a pauta das sessões ordinárias e na votação de proposições polêmicas, como a PEC 300, em plenário, e o relatório do Código Florestal, em comissão especial. No Senado, a votação prioritária é do projeto de lei que cria a Petro-sal, a estatal que cuidará dos contratos da exploração do pré-sal. Os demais itens da pauta ainda precisam ser definidos.

A votação da
PEC 300, que cria o piso salarial para policiais e bombeiros militares e civis de R$ 3,5 mil e R$ 7 mil, tem sido empurrada pela Casa. O texto-base já foi aprovado em primeiro turno, mas aguarda a análise dos destaques para ser submetido a nova rodada de votação. 



No dia 22 de junho, o presidente Michel Temer (PMDB-SP) prometeu submeter a matéria à apreciação dos deputados na semana seguinte. Mas o Congresso acabou esvaziado pelas convenções de partidos e por dois jogos do Brasil. A retomada da votação será discutida na reunião de líderes marcada para a próxima terça.