29 março 2011

PMAM Tem Novo Comandante Geral - Nomeada Nova Cúpula

Em matéria publicada no Jornal A Crítica e no Blog da Floresta, de Manaus-AM hoje (29), foi anunciada a nova equipe de Comando Geral da PMAM, nomeada pelo Governador do Amazonas, Exmo. Srº Omar Aziz.

Por Tereza Teófilo 

Uma semana após a posse do novo secretário de Segurança Zulmar Pimentel, o governador Omar Aziz (PMN) definiu nesta segunda-feira (28) as mudanças no Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas.
Para assumir a função de Comandante Geral da Polícia Militar Amazonas em substituição ao Coronel Dan Câmara, Omar convidou o atual Coordenador do Grupo de Gestão Integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública (GGI), Coronel Almir Davi Barbosa e como Subcomandante Geral, o também Coronel José Alves da Silva, no lugar de Raimundo Oliveira Filho.
A chefia do Estado Maior, exercida atualmente pelo Coronel Hiltomar Régis, ficará sob o comando do Coronel Herbert Campos de Araújo.
Almir Davi já esteve à frente do Comando de Policiamento Especial (CPE) e é considerado ‘homem ficha limpa’ dentro e fora da instituição.
José Alves da Silva, tem 47 anos, 27 deles dedicados à Polícia Militar do Amazonas. Coronel Alves foi o 1º comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental - BPAmb.
Alves disse a reportagem do acrítica.com que conhece bem o tamanho da responsabilidade que terá pela frente. “Sei o grau do obstáculo que terei que enfrentar. Me preparei a vida inteira para esse desafio”, declarou o novo subcomandante.
A passagem de comando está marcada para quarta-feira dia 30, às 10h, na sede do Comando da Polícia Militar do Amazonas, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.
Ficará assim a nova alta cúpula de Comando da PMAM:
Coronel Almir Davi Barbosa - Comandante Geral da PMAM
Coronel José Alves da Silva - Subcomandante Geral da PMAM
Coronel Herbert Campos de Araújo - Chefe de Estado Maior


Por Blog da Floresta
O novo co­man­dante da Polícia Mil­itar do Ama­zonas (PMAM), coronel Almir David Bar­bosa, as­sume o posto nesta quarta-feira, às 10h00, no Co­mando Geral da PMAM, na Rua Ben­jamin Con­stant, s/n, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.  Ele sub­stitui o coronel Dan Câ­mara, que deixa o co­mando, após três anos e três meses na função, para as­sumir o plane­ja­mento das ações de se­gu­rança para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Também, as­sume como sub­co­man­dante da PMAM, o coronel José Alves da Silva, que sub­stitui o coronel Raimundo Ribeiro Oliveira Filho. De acordo com Zulmar Pi­mentel, a troca de co­mando foi uma de­cisão téc­nica e está rela­cionada ao plane­ja­mento traçado para a área de Se­gu­rança do Es­tado, uma das pri­or­i­dades do gov­er­nador Omar Aziz. O ato de ex­on­er­ação de Dan Câ­mara e de nomeação de Almir David, foi en­cam­in­hado, na manhã desta quarta-feira, para pub­li­cação no Diário Ofi­cial do Es­tado (DOE).
Coronel Almir David in­gressou na PMAM em janeiro de 1985, como aluno ofi­cial e, em 2008, chegou a coronel, após passar pelos postos de te­nente, capitão, major e te­nente coronel. Entre as prin­ci­pais funções já ex­er­cidas estão a de Co­man­dante do Batalhão de Poli­ci­a­mento Espe­cial, Co­man­dante do 1º Batalhão de Choque, Co­man­dante do 4º e do 2º Batal­hões da Polícia Mil­itar e Co­man­dante de Poli­ci­a­mento Metropoli­tano.
Almir David, que ex­ercia at­ual­mente a função de Se­cretário Ex­ec­u­tivo do Gabi­nete de Gestão In­tegrada da SSP, é um dos servi­dores mais grad­u­ados da in­sti­tu­ição, tendo pas­sado por di­versos cursos ao longo da sua tra­jetória na PMAM, entre os quais o Curso de In­for­mações e Contra-In­for­mações na PM de Minas Gerais e os cursos nas áreas de In­teligência e de Geren­ci­a­mento de Crises, re­al­izados pela Sec­re­taria Na­cional de Se­gu­rança Pública. O coronel é for­mado em Di­reito pela Uni­ver­si­dade Fed­eral do Ama­zonas (Ufam) e já re­cebeu di­versas con­dec­o­rações, como a Medalha Ti­radentes e a Medalha Mérito Poli­cial Mil­itar.
O novo sub­co­man­dante da PM, José Alves da Silva, também é for­mado em Di­reito, com mestrado em Di­reito Am­bi­ental. En­trou na cor­po­ração em 1984, tendo ex­er­cido funções como a de Co­man­dante de Poli­ci­a­mento Espe­cial­izado, Assessor In­sti­tu­cional e Di­retor de Fi­nanças da PMAM,  Co­man­dante do 6º Batalhão da PM, Chefe de Op­er­ações de Poli­ci­a­mento da Cap­ital e Chefe da 2ª Sessão do Es­tado Maior. Ex­ercia a função de Aju­dante Geral da PM e já par­ticipou de di­versos cursos de ca­pac­i­tação, como o de Gestão Es­tratégica em Se­gu­rança Pública.
Polícia Civil - O se­cretário Zulmar Pi­mentel, também anun­ciou, mu­danças na cúpula da Polícia Civil do Ama­zonas. Em sub­sti­tu­ição ao del­e­gado José Di­vanilson Cav­al­canti Júnior, as­sume a função de Del­e­gado Geral Ad­junto, An­tônio Chicre Neto, que era Di­retor de De­par­ta­mento e at­uava como del­e­gado espe­cial no Grupo de Tra­balho da Sec­re­taria de In­teligência da SSP. A sub­sti­tu­ição na Polícia Civil, também, atende a critérios téc­nicos, in­formou o se­cretário de Se­gu­rança.
O del­e­gado An­tonio Chicre Neto, nomeado na Polícia Civil em 1990, é for­mado em Di­reito e em Es­tudos So­ciais. Entre as di­versas funções que já ex­erceu, estão a de del­e­gado ti­t­ular das Del­e­ga­cias Espe­cial­izadas em Crimes na Orla Flu­vial e de Roubos, Furtos e De­frau­dações; di­retor do De­par­ta­mento de Polícia Metropoli­tana e do De­par­ta­mento de Polícia Téc­nico-Cien­tí­fica; di­retor do Com­plexo Pen­i­ten­ciário Anísio Jobim e da Pen­i­ten­ciária De­sem­bar­gador Raimundo Vidal Pessoa; e sub­se­cretário de Es­tado de Se­gu­rança e de Justiça.
Desde 2003, o del­e­gado An­tonio Chicre tem sido des­ig­nado para cumprir mis­sões de na­tureza poli­cial pre­ven­tiva e re­pres­siva, in­stau­ração de in­quéritos poli­ciais das mais di­versas na­turezas, at­uando com o Del­e­gado Espe­cial, bem como em pro­ced­i­mentos ad­min­is­tra­tivos em atos in­fra­cionais prat­i­cados por poli­ciais civis,  no in­te­rior e na cap­ital do Es­tado.