20 março 2011

Secretaria de Segurança Pública do Amazonas Tem Novo Secretário


O delegado da Polícia Federal Zulmar Pimentel dos Santos foi confirmado nesta quarta-feira, dia (16 de março), pelo Governador Omar Aziz, como o novo secretário de Segurança Pública do Amazonas. Zulmar toma posse na próxima segunda-feira, às 16h, na sede do Governo, com a missão de por em prática um ousado plano de segurança concebido pelo governador. 

Omar estabeleceu como uma das principais prioridades de seu governo a reestruturação do sistema de Segurança Pública do Estado e anunciou a implantação do programa Ronda do Bairro, como o carro-chefe dessa mudança. 

Com o programa, o Governo do Estado pretende implantar uma ronda permanente 24 horas a cada raio de três quilômetros quadrados na cidade, composta por 18 policiais, uma viatura quatro rodas e duas motocicletas, além de reaparelhar a polícia com novo aparato tecnológico. 

É uma honra ser convidado pelo governador para assumir um cargo tão importante. O nosso grande desafio é criarmos uma equipe comprometida e fazer da segurança do Estado uma referência no País, porque nós temos potencial, temos servidores qualificados e o governo está interessado em investir nessa área”, afirmou o novo secretário. Ele disse estar esperançoso e confiante no trabalho que pode ser realizado no Amazonas. 

Segundo Zulmar Pimentel, uma das estratégias fundamentais desse início de gestão será trabalhar a capacitação dos servidores da área de segurança. “Quanto mais capacitado mais produtivo é o servidor e nesse sentido pretendemos tratar com muita ênfase esta área. Vamos fazer um diagnóstico, estabelecer metas e prioridades para desenvolvermos nosso trabalho”. 

Zulmar Pimentel dos Santos nasceu em 23 de novembro de 1950, em Manaus, Amazonas. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (1979). Concursado na Polícia Federal desde 1975, Pimentel ocupou cargos públicos em vários Estados brasileiros. 

O último foi em Recife onde estava exercendo a função de Corregedor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Atuou também em Brasília, Belo Horizonte (MG), Ponta Porã (MS) e Rio de Janeiro, onde recebeu o título de Cidadão do Estado, em 16 de agosto de 2005, em reconhecimento por seu valor como profissional e homem público. 

O novo titular da SSP-AM é reconhecido pelo trabalho exercido durante mais de 35 anos de carreira na Polícia Federal, onde chegou a ser diretor executivo do Departamento de Polícia Federal e trabalhou em casos policiais conhecidos, como o de PC Farias e várias operações de grande porte, entre as quais Galiléia, Praga do Egito e Canaã.