21 março 2011

Urgente - Coronel Dan Câmara Deixa Comando da PMAM


Por Joana Queiroz
Após três anos à frente do Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, o Coronel PM Dan Câmara pode deixar, ainda esta semana, o posto entregando seu destino “nas mãos de Deus” e com saldo favorável em relação ao Planejamento Estratégico da corporação para o período 2008/2015. Isso é o que demonstra o Memorial de Resultados de Gestão, documento interno da PM, ao qual a reportagem teve acesso.
O documento contém resultados, apresentados em três partes, que mostram as realizações dessa administração para a própria PM, a sociedade amazonense e para o País. Na avaliação da maioria dos militares da corporação e autoridades da área de segurança pública, Dan Câmara foi o melhor comandante que a PM teve nos últimos anos.
O Dan Câmara é um excelente profissional e policial. Como comandante da PM, ele contribuiu muito com a segurança do Estado, foi parceiro da Polícia Federal. Uma característica que vale a pena ressaltar é que ele acredita que a união de esforços é o melhor caminho para se chegar a uma segurança pública da melhor qualidade. É uma pena a saída dele”, avaliou o superintendente regional da Polícia Federal, Sérgio Fontes.
Na corporação, Câmara é visto como um visionário e realizador, principalmente por parte dos praças que durante anos aguardava por uma promoção, o que só chegou pelas mãos do comandante Dan. Durante os três anos que ficou no comando, 5.396 praças e 399 oficiais foram promovidos. Para que isso fosse possível, o comandante teve que mandar para casa oficiais que já tinham tempo para ir para reserva, mas que permaneciam na corporação, impedindo que outros fossem promovidos.
Além das promoções, Dan Câmara vai ficar lembrado pela corporação como o comandante que criou a data base para o reajuste anual do salário dos policiais militares, o 14º e o 15º salários, atualizou o regulamento de ingresso e promoções de músicos e corneteiros da PM.
BPI
Com objetivo de diminuir o índice de criminalidade na capital, o coronel ainda criou projetos como as Bases de Policiamento Integrado (BPI), que já estão funcionando nos bairros Santa Etelvina, na Zona Norte, e Mauazinho, na Zona Leste, além do Ronda do Bairro que está em fase de implantação e é uma das prioridades do governo Omar Aziz para preparar a cidade para a Copa de 2014.
Durante a administração de Dan Câmara foi criado também o Comando de Policiamento Ambiental, que tem como objetivo a preservação do meio ambiente; a implantação do Grupamento Aéreo (Graer); o Batalhão de Resposta Rápida Apoio e Intervenção Operacional (Raio) e o Grupamento Fluvial que está em fase de implantação.
Aos militares estaduais, deixem suas opiniões e pontos de vista, pra saber se concordam ou não com estas afirmações. Obrigado e voltem sempre ao Blog do Leão
Fonte e Foto: Jornal A Crítica