19 outubro 2011

Governador Omar Aziz anuncia 800 novas viaturas para a Polícia


O governador Omar Aziz afirmou na manhã desta terça-feira, dia 18 de outubro, em entrevista a uma emissora de rádio, que até o dia 15 de dezembro, 800 novas viaturas policiais entram em operação na capital e no interior. A iniciativa faz parte do Programa de Reestruturação da Segurança Pública. As novas viaturas irão para o programa Ronda no Bairro, para as áreas que ainda não estarão cobertas pelo programa na capital e para as delegacias do interior. De acordo com o planejamento, até novembro, serão entregues 400 viaturas e em dezembro outras 400. 

“Todos os municípios do interior terão viaturas novas”, disse Omar Aziz, que no último dia 4 de outubro anunciou a liberação de R$ 10 milhões do orçamento estadual para a compra de 142 viaturas, sendo 71 delas pick-ups, para as polícias Civil e Militar dos 62 municípios do interior. 

Omar Aziz também disse que em dois anos de governo pretende dobrar o efetivo da polícia militar. Este ano foi realizado concurso para 2.500 policiais, que entrarão em treinamento ainda este ano para atuar no Ronda no Bairro. Ano que vem o governador disse que vai lançar um novo concurso para mais 2.500 vagas na polícia, o que eleva de quase 7 mil para 12 mil o efetivo da PM. 

“Nunca se pensou em segurança da forma que estamos fazendo hoje”, disse o governador, ao ressaltar que este é o maior investimento feito no Estado em um curto espaço de tempo. De acordo com ele, estão sendo investidos cerca de R$ 250 milhões no programa de segurança, que entre outras metas irá levar a polícia para mais perto da comunidade. O Ronda no Bairro, que começa a funcionar em dezembro, na zona norte, vai colocar a cada raio de três quilômetros quadrados uma ronda policial fixa 24 horas por dia, com 18 policiais, uma viatura e duas motocicletas. 

Omar Aziz disse também que os investimentos altos no reaparelhamento da segurança, com a compra de armamentos e demais equipamentos, visam preparar a polícia melhor para atuar de forma mais eficiente. Os Departamentos de Polícia Integrada (DIPs) estão sendo reformados para receber as novas tecnologias. 

Ele prometeu combater o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que proporciona alternativas aos jovens, ampliando programas como Galera Nota Dez, o Jovem Cidadão e as Escolas de Tempo Integral. Os dois últimos mantêm os alunos dentro das escolas ou em atividades extracurriculares, quando estes não estão na sala de aula.

Fonte: AGECOM-AM