28 maio 2012

Acidentes de Trânsito em Humaitá-AM !!!

Muitos humaitaenses, assim como todos os brasileiros já estão cansados de ver tanta irresponsabilidade, imprudência, imperícia e mortes no trânsito de um modo geral. Mas viemos aqui para nos ater aos acidentes de trânsito ocorridos nos últimos anos em Humaitá-AM. Faremos inúmeras perguntas e questionamentos para que os poderes se unam e realizem uma solução.

Estão se tornando comuns os acidentes de trânsito com vítimas fatais na cidade. Apesar dos esforços da Polícia Militar e Detran, estamos muito longe de cumprir o que determina o Código Brasileiro de Trânsito: A falta de habilitação, o consumo de bebidas alcoólicas, menores condutores, falta do uso do cinto de segurança e do capacete e o desrespeito a pouca sinalização de trânsito. Alguém ainda se lembra do que aconteceu com a jovem Simone em outubro de 2008 e outro jovem na BR-319 entrada da cidade em 2012, próximo ao Posto Dom Bosco ? Inúmeros crimes de trânsito ainda sem solução.

Todos notaram que o município Humaitá-AM, com seus 143 anos e cerca de 45.104 habitantes, cresceu e se desenvolveu de maneira desordenada, onde o poder aquisitivo e de consumo das pessoas teve relevante aumento. Mas enfim, de quem é a culpa pelos inúmeros acidentes de trânsito ocorrido em Humaitá-AM ? 

Será que é do prefeito municipal que não cria uma comissão fiscalizadora ? 
Será que são das auto-escolas que não capacitam adequadamente os motoristas ? 
Será que é dos pais que permitem seus filhos menores a dirigir sem plena habilitação ? 
Será que é do Detran-AM que não possui agentes fiscalizadores ? 
Será que é PM que realiza blitz no intuito de inibir que pessoas não capacitadas dirijam ? 
Será que é dos vereadores que se ocupam com assuntos que não lhe dizem respeito ?
Será que é do próprio condutor/motorista que não utiliza os equipamentos obrigatórios ?
Será que ninguém ficará preso por cometer crime de trânsito ? 

Caros amigos leitores, quantas pessoas terão que perder a vida para que alguém tome uma providência, quem irá cuidar da urbanização da cidade ? Quem irá elaborar um projeto de infra-estrutura para o trânsito local ? Quem irá sinalizar, iluminar, pavimentar as ruas da cidade ? Quem irá conscientizar as pessoas que o CAPACETE e o CINTO DE SEGURANÇA, são itens obrigatórios ?

Lembro-me que em Junho de 2011 a Polícia Militar, através de seus integrantes da 4ª CIPM, deram inicio na "Operação Paz no Trânsito em Humaitá-AM", e foram apreendidos cerca de 51 veículos irregulares e/ou com pessoas não habilitadas a dirigir, onde o principal alvo desta Operação foram condutores embriagados, menores e os que não possuem CNH, além de condutores de veículos com escapamento barulhento, condutores em alta velocidade (Direção Perigosa), veículos cadastrados em roubos e furtos.

Até quando seres humanos ficarão chateadas e incomodados ? Quando a PM fiscaliza e lhes cobra seguindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) Lei nº 9.503 de 23SET97, exigindo os equipamentos de segurança (cintos de segurança, capacetes, viseira, roupas adequadas, luvas e botas) e documentos de porte obrigatório. ESTAMOS TENTANDO POUPAR SUAS VIDAS.

O CTB define atribuições, fornece diretrizes, estabelece normas e define infrações, visando a segurança no trânsito, respeitando a vida e a preservação do meio ambiente, sugerindo a educação para o trânsito (Art. 74). O CTB ainda define no Art. 303 que praticar lesões corporais culposas (não intencionais), é intitulado crime de trânsito.

"O condutor deve sempre dirigir em velocidade compatível com a segurança, levando em conta os fatores locais: tráfego de veículos e pedestres, as condições climáticas, da via e etc." E principalmente não ingerir bebidas alcoólicas.  

Essas são as novas regras para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação):

1- Os motoristas terão que fazer 45 horas/aula de curso teórico e não 30 como antes.
2- As aulas de direção defensiva, passam de 08 para 16 horas.
3- As aulas de legislação de trânsito, passam de 12 para 18 horas.
4- O curso de direção veicular também, passam de 15 horas/aula para 20 horas/aulas.
5- Permissão para que motociclistas passem a fazer aulas práticas em vias públicas, desde que eles recebam as instruções antes em circuito fechado.

Fonte e Foto: Seção de Comunicação Blog do Leão / Imagens Google