19 julho 2012

Operação Soberania Desativa Garimpo Palmares no Sul do Amazonas



No último dia 18, dando continuidade a Operação Soberania, realizada em conjunto entre o IBAMA e a Polícia Ambiental, foi desativado um garimpo irregular denominado Palmares no Sul do Amazonas, à cerca de 230 quilômetros distante de Apuí-AM, na BR-230 Transamazônica, fronteira entre os estados do Amazonas e Pará, garimpo este que vinha sendo explorado há alguns meses.

De acordo com a assessoria do IBAMA, diversas denúncias delatavam a exploração/extração ilegal de ouro, causando grande degradação e dano ambiental na região. Os proprietários não se encontravam no local, mas foram identificados pelos garimpeiros.

Durante a operação, foram desativadas 03 (três) grandes áreas do garimpo, denominado Palmares, e ao todo foram retiradas cerca de 50 pessoas. Foram apreendidos 06 (seis) Retroescavadeiras (PC), 02 (dois) Caminhões Caçamba, 01 (uma) Pá Carregadeira, 20 (vinte) Motores estacionários, 1000 (mil) Litros de diesel, 03 (três) Espingardas, 10 (dez) Cartuchos calibre 16 e 01 (um) Circuito interno de TV com 06 (seis) Câmeras.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, disponibilizou agentes fiscais, juntamente com policiais militares ambientais, que realizaram levantamentos sobre o funcionamento da área de garimpagem, que foi fechada para que não haja mais exploração irregular. 

Fonte e Foto: Seção de Comunicação Blog do Leão