09 agosto 2012

Governo anuncia construção de seis unidades prisionais no Amazonas

Em matéria publicada no último dia 04 no portal G1 Amazonas, trata sobre a construção de três novas unidades que serão construídas em Manaus e mais três no interior do estado. "Proposta visa atender ao crescimento da população carcerária", diz Sejus.

O Governo do Amazonas busca verbas junto ao Governo Federal para construção de novos presídios no Estado. O planejamento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) é obter recursos para construir três novas unidades em Manaus, uma masculina, uma feminina, outra para jovens e adultos, de 18 a 24 anos, e mais três unidades nos municípios de Urucará, Manacapuru e Humaitá.


Além desses projetos, duas obras já estão em andamento nos municípios de Tefé e Maués. Os novos presídios estão sendo construídos para aumentar a disponibilidade de vagas no sistema. Os investimentos nos dois municípios somam R$ 1,4 milhões, com recursos do Ministério da Justiça, e cada uma das unidades prisionais têm capacidade para 125 internos. A previsão é que a inauguração ocorra ainda neste ano.


A estrutura física dos presídios é composta por dez celas individuais, 19 coletivas, uma cela para pessoas com deficiência e quatro celas para encontro íntimo. Os prédios são dotados de área para atendimento de visitantes, emergências médicas, salas de aula e refeitório.


Segundo o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Meirelles, a proposta é atender ao crescimento da população carcerária. De acordo com a Sejus, as unidades prisionais do Estado abrigam 7.399 detentos. Destes, 4.949 internos estão nas penitenciárias da capital, o correspondente a 66,8% do total.

Há um ingresso grande de novos detentos, mas muitos também saem. O fluxo de internos no sistema é enorme. Nossa prioridade é ter mais unidades na capital, até porque é onde se concentra a maior parte dos internos”, relatou. 

Fonte: G1 Amazonas Foto: Seção de Comunicação Blog do Leão