03 março 2013

Humaitá-AM será contemplado com programa Ronda no Bairro

foto: Alex Pazuello

Até o final de 2013, mais 12 municípios do interior terão a cobertura do programa Ronda no Bairro. A garantia foi dada pelo governador Omar Aziz, na manhã de sexta-feira, 22 de fevereiro, durante evento de comemoração de um ano do programa. 

De acordo com o governador, o município de Iranduba está entre os que estão se preparando para receber o programa, que também deverá chegar com prioridade a Manacapuru, Coari Tefé e Tabatinga, ambos na região do rio Solimões; a Itacoatiara e Parintins, no rio Amazonas; a São Gabriel da Cachoeira, na região do rio Negro; Humaitá, no rio Madeira; Lábrea e Boca do Acre, no rio Purus e Eurinepé, no Juruá.

Para comemorar o primeiro ano do programa, a Secretaria Executiva do Ronda no Bairro, em parceria com outros órgãos governamentais, organizou uma Ação de Cidadania, oferecendo vários tipos de serviços para a população da zona norte. O evento aconteceu no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Cidade Nova II. Além do governador, estavam presentes a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz, e o vice-governador, José Melo, entre outras autoridades.

Durante o evento foi apresentado o balanço que aponta redução de 25,4% no número de ocorrências policiais em Manaus em 2012, em comparação com o ano anterior. De acordo com o balanço, em 2012 foram registradas 32.962 ocorrências contra 44.20, em 2011.

Para o governador Omar Aziz, os números refletem os altos investimentos e as mudanças ocorridas no policiamento da capital a partir da implantação do programa. “Os resultados indicam que estamos no caminho certo, mas é preciso melhorar cada vez mais e, para isso, precisamos do apoio da população”, observa o governador.

Baseado no conceito de segurança comunitária, com a forte presença do policiamento nas ruas e na prevenção ao crime, o Ronda no Bairro começou a ser implantado em 16 de fevereiro do ano passado pela zona norte de Manaus. O programa exigiu grandes investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, equipamentos, aquisição de novas tecnologias e viaturas, além de aumentar o efetivo das polícias, conceder melhorarias salariais e capacitação para os policiais. “O segredo foi investir não apenas em infraestrutura e equipamentos, mas também na valorização do homem e da mulher policial”, ressaltou Omar.

Os investimentos no programa são considerados os maiores já feitos em segurança no Estado. Somente em 2012, ano de implantação do Ronda no Bairro, o Governo Estadual aplicou R$ 1 bilhão na segurança pública. “Temos que investir mais, principalmente na questão técnica da investigação, para que possamos solucionar com mais rapidez os crimes”, afirmou o governador.

Redução em cadeia - Primeira área da cidade onde o Ronda no Bairro foi implantado, no dia 16 de fevereiro do ano passado, a zona norte teve redução de 25,5% em seus indicadores de ocorrências policiais no comparativo de fevereiro a dezembro de 2012 em relação ao mesmo período em 2011. Em números reais, foram 16.154 ocorrências contra 21.657 antes do programa ser implantado. A redução também repetiu-se nas outras zonas que receberam as ações do programa posteriormente.

Na zona leste, que recebeu o programa a partir de 19 de julho de 2012, as ocorrências reduziram 20,2% entre aquele mês e dezembro, comparado ao mesmo período em 2011 (7.733 contra 9.686). A zona centro-sul, onde o programa foi implantado em 26 de julho de 2012, apresentou a maior redução nos índices gerais em termos proporcionais. Enquanto de julho a dezembro de 2011 foram 5.293 ocorrências, no mesmo período, em 2012, foram registradas 3.370, queda de 36,3%.

Em 31 de agosto de 2012, foi a vez da zona centro-oeste ser contemplada e, no comparativo de agosto a dezembro de 2011 em relação a 2012, as ocorrências policiais na área baixaram de 2.611 para 1.848, redução de 29,2%. A zona oeste recebeu o programa a partir de 28 de setembro de 2012 e reduziu suas ocorrências policiais de 3.089 para 2.469 (-20,1%). Os dados não incluem a zona sul, última área a receber o programa, em 26 de dezembro do ano passado.

Homicídio em queda – Em relação à natureza das ocorrências, os homicídios caíram de 479 para 371 entre o período de 16 de fevereiro e dezembro de 2011, em comparação com o mesmo período em 2012, redução de 22,5%. Também houve redução de 38,9% no número de roubos, de 23,5% em furtos, de 25,7% em tentativas de homicídio e de 10% nos latrocínios.

Atendimento ao público – Coordenada pela Secretaria Executiva do Programa Ronda no Bairro e o Comando de Policiamento de Área Norte (CPA Norte), a ação de cidadania ofereceu à população serviços gratuitos diversos nas áreas de saúde, assistência social, educação, atividades culturais e esportivas e emissão de documentos.

Fonte: Agência de Comunicação do Amazonas e O Curumim