01 junho 2013

Como ganhar Dinheiro na Internet ?

Sete maneiras realistas de como ganhar dinheiro na Internet

Ganhar dinheiro na web

Para mostrar que é possível ganhar dinheiro na Internet de maneira ética e sustentável, elencamos sete ideias que poderão ajudá-lo a criar seu próprio projeto para complementar sua renda. Muitos dos métodos apresentados a seguir podem ser conciliados com uma outra fonte de renda principal, como um trabalho fixo, exigindo sua atenção em momentos pontuais ao longo da semana. O retorno sempre dependerá da qualidade do seu trabalho e do público-alvo que você quer alcançar.

Uma sugestão interessante é fazer um planejamento de quanto deseja alcançar com esse trabalho em casa, definindo um objetivo para um determinado prazo. Por exemplo, você pode ter como meta conseguir em um ano o equivalente a um décimo quarto salário, ou o suficiente para comprar um novo eletrodoméstico no final do ano ou mudar de carro. Só tenha em mente que o trabalho freelancer depende exclusivamente de seus resultados dia após dia e não podem ser considerados fonte fixa de renda, por isso evite fazer dívidas contando com esse dinheiro.

Confira abaixo seis maneiras realistas que você pode fazer para ganhar dinheiro na Internet. Existem diversas outras surgindo a cada dia e quanto mais criativo você for, maiores as chances de lucrar muito com isso.

 1) Anúncios em seu site ou blog
Todo mundo tem algo que gosta muito na vida, seja relacionado a tecnologia, desenhos animados, uma banda, decoração, seu filho ou seu animal de estimação. Criar um blog ou site é uma das maneiras mais tradicionais para se ganhar dinheiro online, especialmente se o seu conteúdo for único e sobre um nicho muito específico.

Como funciona?
Existem alguns programas de publicidade online chamados “programas de afiliados”, que fazem a ponte entre os anunciantes e os donos de sites e blogs. Dessa forma, os anunciantes conseguem chegar no que chamam de “cauda longa”, estendendo sua presença também a sites menores, não importa o tamanho. O programa de afiliados mais famoso é o Google Adsense, que pode ser facilmente instalado em sua página e paga por cada clique que um visitante de seu site dê em um anúncio.

Quanto posso ganhar?
Cada clique em sua página vale em torno de0,10 a0,40 dólares e o Google Adsense só paga quando tiver acumulado uma quantia mínima de 100 dólares. Isso significa que de acordo com o tamanho de seu site, pode levar muitos meses até você receber o primeiro pagamento. No entanto, o longo prazo fala mais alto nesse método, uma vez que o trabalho inicial é muito grande e demora até o retorno começar a aparecer, mas a tendência é que seu site receba cada dia mais visitas a partir do momento que possuir conteúdos relevantes e únicos, o que vai gerar receita com menos esforços.
O Google Adsense é uma das formas mais difundidas e com muitos casos de sucesso na internet para se ganhar dinheiro, já que por trás existe nada menos que o Google. Não deixe de ver as dicas do Jonathan Taioba sobre os segredos do adsense para ganhar seus primeiros 100 dólares por dia com o programa.

2) Programa de afiliados

netaffiliation-logo
Semelhante ao Google Adsense quanto ao cadastro e implementação em seu site, mas com uma diferença crucial, programas de afiliados normalmente pagam por ação, seja uma venda, um preenchimento de formulário para pedido de informações e ou um clique-duplo.

Essa pode ser uma opção melhor que o Adsense para monetizar sites que não possuem um alto tráfego (já que o valor por ação é sempre maior que o pago pelo clique), mas que tem um público de nicho específico.

Como funciona
Entre as melhores plataformas de programas para afiliados no Brasil está a Netaffiliation, que na minha opinião é cadastro obrigatório para o blogueiro que deseja ganhar dinheiro com programas afiliados.

Basicamente é necessário se cadastrar na plataforma (clique aqui para fazer o cadastro gratuitamente) e assim que aprovado, solicitar a participação nas campanhas que achar viável promover. Uma das vantagens desse sistema é que pode ser utilizado em conjunto com o Google Adsense para monetizar seu site.

Quanto posso ganhar?
Os valores possíveis de se ganhar irá depender diretamente do tipo de público de seu site, quantidade de visitas e taxa de conversão que conseguir. A Netaffiliation possui uma série de campanhas disponíveis, dentre elas algumas que pagam até 80 Euros por conversão!

3) Publicidade em vídeos no Youtube

É uma verdade que atualmente muita gente prefere assistir vídeos a ler conteúdos na Internet, seja para avaliar um produto ou assistir a coisas engraçadas. O Youtube há alguns anos passou a recompensar os criadores de conteúdo compartilhando a receita de anúncios em seus vídeos.

Como funciona?
Não é qualquer um que pode se cadastrar no Youtube e começar a fazer dinheiro – uma vez que você já tenha vídeos em sua conta e tenha alcançado um relativo sucesso (aproximadamente 30 mil visualizações), o Youtube te envia um convite para monetizar seus vídeos e te oferece a opção de veicular anúncios nos mesmos. A partir daí, a lógica segue os anúncios do Adsense para blogs, uma vez que o mesmo sistema é utilizado para gerenciar os cliques e rendimentos.

Fazer sucesso no Youtube não quer dizer se tornar um viral e ter milhões de visualizações em um dia (muito embora se você conseguir essa façanha, o lucro é certo). Algo sustentável nesse nicho é criar pequenas apresentações sobre determinados temas, seja reviews em vídeos de produtos ou sua opinião sobre determinado assunto.

Quanto posso ganhar?
A lógica de lucratividade no Youtube é a mesma de blogs e sites: o pagamento é em dólar e por clique, inicialmente pode levar algum tempo para mostrar resultado mas a longo prazo a possibilidade de lucro sem maiores esforços é alta.

4) Fazendo pequenos serviços

pay10
Imagine um local onde você pode comprar e vender todo o tipo de serviços por 10 reais – esse local existe e se chama PAY10. Através dessa plataforma, você pode ofertar pequenos serviços como vídeos, artesanatos, edições de imagens, consultoria em diversos assuntos, traduções e qualquer outra coisa básica ou criativa que você seja capaz de fazer, cobrando sempre 10 reais.


Como funciona?
Após se cadastrar no Pay10, você criará sua oferta – o que chamam por lá de gig. Se você não tiver ideia do que vender, vale à pena dar uma navegada pelo site e descobrir coisas que você também poderia fazer, oferecendo se possível com condições melhores para atrair um público maior, isso é, fazendo o mesmo serviço em menos tempo ou com maior riqueza de detalhes. Mas não exagere, lembre-se de que é um serviço de 10 reais!

Quanto posso ganhar?
O Pay10 te repassa através do Paypal 8 reais de cada venda que você fizer. Quanto mais interessante for seu anúncio, mais vendas irá gerar e consequentemente mais dinheiro poderá ganhar. O importante é não oferecer mais do que você pode entregar, pois se você não puder cumprir com o que prometeu irá receber uma qualificação negativa, o que complicará muito as vendas futuras.
 5) Revendendo itens no Mercado Livre
O comércio eletrônico vem ganhando força em todo o mundo e o Mercado Livre é uma forma democrática de qualquer pessoa vender e comprar de tudo – de tudo mesmo! Nem só de eletrônicos e produtos comprados na China vive o Mercado Livre. Em todo lugar do Brasil, pode existir pessoas interessadas em comprar itens que só vendem em sua cidade ou que aí são mais baratos. Vender produtos artesanais e regionais pode ser uma fonte de renda com margens bastante interessantes. Só para se ter uma ideia, um par de havaianas na Europa custa em média 30 euros, quase 90 reais!

Como funciona?
Antes de vender no Mercado Livre você deverá escolher o que vai vender e por qual preço, pesquisando se existem condições melhores em outros vendedores e definindo uma oferta mais interessante para aumentar a sua competitividade. Após se cadastrar e publicar seu anúncio, as vendas acontecerão naturalmente. É importante prezar por uma boa reputação, pois uma qualificação negativa irá arruinar as suas vendas futuras.

Quanto posso ganhar?
A margem de lucro e a popularidade do item ofertado são as chaves da sua receita. Isso significa que se você vender um item muito popular com uma margem baixa, terá que vender muito para obter bons lucros, mas se for um item mais raro entre os vendedores, você pode vender a dois ou três vezes o preço que pagou e obter um ótimo rendimento.
Que tal importar da china e vender no Mercado Livre? Os lucros podem chegar a mais de 400%! Para se aprofundar, recomendo as dicas do Caio Ferreira sobre Como Importar da china.

6) Tirando fotos profissionais

Para quem gosta de tirar fotos e possui uma boa câmera, uma opção interessante é vender suas fotos através de base de imagens como o 123RF e Shutterstock. Essas fotos serão vendidas na modalidade royalty-free, ou seja, livre de royalties para uso. O usuário escolhe nessas bases de imagens as fotos para ilustrar suas matérias e artes, pagando o proporcional pela qualidade da foto desejada. O fotógrafo por sua vez recebe uma boa margem da venda da imagem, podendo vender a mesma imagem diversas vezes.

Como funciona?
Primeiramente é necessário tirar algumas fotos para compor um portfólio inicial, o que é exigido pelas bases de imagem. É interessante tirar fotos de pontos turísticos de sua cidade ou objetos diversos, sendo muitas vezes necessário fazer a edição da imagem antes de enviá-la, deixando o mais perfeito possível. Em seguida, você deverá se cadastrar nas bases de imagem como fotógrafo e enviar as imagens para avaliação.

Quanto posso ganhar?
O lucro de cada imagem vendida dependerá da qualidade adquirida pelo comprador, o que pode girar entre0,50 a50 dólares por foto – dependendo também da licença adquirida. Como o Brasil está na moda no exterior, as mídias internacionais buscam cada dia mais por fotos exclusivas e de diferentes ângulos do país.
 7) Dando aulas particulares
A Internet é amplamente reconhecida por aproximar as pessoas. Portanto faz todo sentido que as aulas particulares que anteriormente aconteciam na casa do aluno ou do professor agora aconteçam através da Internet. Recursos como o Skype e acesso remoto facilitaram muito a tarefa de tutoria virtual, que hoje é uma tendência e está se tornando muito popular especialmente para o ensino de idiomas.

Como funciona?
Inicialmente é necessário se preparar para as aulas e delimitar o seu campo de atuação. Se você sabe outros idiomas, poderá ensiná-los para brasileiros interessados em aprendê-lo, mas caso se garanta no próprio português, poderá lecionar para estrangeiros. A melhor maneira de ofertar seus serviços é através de diversos sites de anúncios, inclusive nos idiomas de seu público-alvo. O pagamento das aulas normalmente é via Paypal ou pela plataforma do site de anúncios, como o Mercado Livre.

Quanto posso ganhar?
O valor da hora aula depende da disciplina ministrada, mas para idiomas gira em torno de 10 a 20 dólares. Considerando a possibilidade de dar aulas inclusive à noite e aos sábados, você não só terá flexibilidade para trabalhar em outras coisas durante o dia mas também aumentará as chances de conseguir alunos, pois normalmente são nesses horários que as pessoas que trabalham tem disponibilidade para estudar. Se você tiver 5 alunos fixos com uma hora por semana cada a $15 dólares a aula, em um mês terá um interessante extra de R$630.


Fonte e Foto: Como Criar