31 julho 2013

Concurso da PMAM 2011 - Convocação do Cadastro de Reserva - Fique Atento !!!

Confirma que o governo do Amazonas irá chamar 1.800 Concursados do Cadastro Reserva da PMAM 2011 a partir de agosto de 2013. Lembra após sair do gabinete do governador que não é com discurso que se consegue avançar em busca de novas conquistas. Tem que conversar com quem decide.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas(ALEAM), deputado (PR), recebeu sinal verde para anunciar a convocação de 1.800 candidatos do Cadastro Reserva do Concurso da Polícia Militar para serem chamados a partir do início de agosto de 2013 ao Comando da Polícia Militar iniciar exames de aptidão física. O encontro do parlamentar com o governador Omar Aziz aconteceu no início da noite desta terça-feira(16), na sede do governo.

O governador autorizou de imediato o Comando da Polícia Militar a trabalhar na convocação de 1.800 concursados do Cadastro Reservas a partir de agosto, cumprindo assim mais uma etapa de seu compromisso com a categoria.

Uma nova turma vai para Academia da Polícia Militar para ingressar nas fileira da PMAMDisse o governador Omar Aziz ao deputado que desses 1.800 convocados serão selecionados 600 para que a partir da primeira quinzena de outubro já estejam na Academia da Polícia Militar recebendo orientações e treinamentos para entrarem nas fileiras da Instituição.

O concurso da PMAM 2011, foi prorrogado por mais 02 anos pelo Governador Omar Aziz, com apoio do Deputado, foram convocados os classificados no Concurso de Soldados e Oficiais. 

O anúncio feito pelo deputado (PR) foi confirmado, com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (25), a prorrogação por mais 02 (dois) anos o Concurso Público da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), destinado ao provimento de vagas para admissão no curso de formação de soldados PM para ingresso no Quadro de Praças Combatentes.

Na última sexta-feira através do Ofício Nº 020/PM- 1/PMAM, subscrito pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. QOPM Almir David Barbosa foi autorizado, na forma da Lei para publicação no Diário Oficial.

Fonte e Foto: Blog do Deputado

Mais 600 PMs serão chamados como reforço para a Copa
Há exigência legal e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas não descarta a possibilidade de realizar novo concurso

Para compor o quadro, PM formou na quinta-feira (22) mais 147 alunos oficiais (Antônio Menezes)
Mais 600 policiais militares do último concurso realizado em 2011 serão convocados a partir da semana que vem. A decisão tomada pelo Governo do Estado na semana passada é para que o efetivo de 15 mil policiais esteja completo até a Copa do Mundo de 2014, já que Manaus foi ratificada na terça-feira como uma das sedes do evento.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou ainda que não está descartada a possibilidade da realização de um novo concurso público, caso haja necessidade de manter o efetivo para o mundial, que é uma exigência legal. Depois de convocados, os policias passarão por seis meses de treinamento até que sejam incorporados.

Para garantir a segurança durante os jogos, policiais militares, civis, Corpo de Bombeiros, Detran-AM, Defesa Civil, Guarda Metropolitana e da própria SSP vêm desde de 2011 cumprindo uma programação de cursos de formação e requalificação.

Até o próximo ano, pelo menos 3 mil policiais militares e civis terão passados por cursos de técnica e tática policial, uso diferenciado da força, libras, mediação e gerenciamento de conflitos, segurança de autoridades, idiomas, adestramento de cães, atendimento a turista, policiamento montado e antibombas.

Há ainda os cursos oferecidos aos policiais na modalidade de ensino a distância que já qualificou mais de 2 mil profissionais no primeiro semestre de 2013.
De acordo com a SSP, o Governo Federal assegurou recursos de R$ 1,1 milhão específicos para a preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Testes
Os eventos do Estado como o festival de Parintins, o Fecani de Itacoatiara, a ciranda de Manacapuru e o jogo da última terça-feira entre Nacional e Vasco, têm servido para que esses policiais coloquem em prática os ensinamentos adquiridos nos cursos.

De acordo com secretaria, o tumulto na venda dos ingressos e a superlotação no jogo do Nacional, serviram de treinamento aos policiais, sobretudo no controle de distúrbios.
Além disso, a SSP já realizou dois grandes exercícios simulados (no Porto de Manaus e no Sambódromo) para treinar a liderança em crise e atuação conjunta das instituições.

Um robô que é capaz de subir escadas, pegar objetos em prateleiras, deslocar-se por rampas e arrastar objetos de até 60 quilos é um dos itens que integra o kit antibomba que a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas entregou ao Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) da PM. “Os equipamentos são usados principalmente para a prevenção de ações de terrorista durante a Copa do Mundo de 2014”, disse o comandante do Marte, Alen Onó.

Segundo o tenente-coronel Alen Onó, o robô é de grande importância ao trabalho do grupamento por evitar que os policiais se arrisquem ao se aproximar de artefatos suspeitos, com risco de explosão ou reação química, biológica, radioativa e nuclear, é uma forma de preservar vidas e a integridade física.

O robô é equipado com câmeras e acessórios capazes de realizar a aproximação e avaliação de objetos suspeitos e artefatos explosivos. Também realiza remoção, aberturas, cortes, neutralização e destruição a distância de artefatos explosivos e é operado a longa distância.

Além do robô, o kit possui mais nove itens como raios-x portátil com filme que identifica o interior de objetos suspeitos, o detector de gases tóxicos e substâncias explosivas, lanterna de buscas, o braço manipulador telescópico robótico que manipula o artefato, sob o comando de uma pessoa, a uma distância segura, o traje antifragmentação que a roupa de proteção do técnico explosivista à prova de calor, onda de choque e fragmentação.

Fonte e Foto: A Crítica