24 julho 2013

Ronda no Bairro - Aula Inaugural em Humaitá-AM


Em Humaitá-AM, no último dia 23/07 do corrente aconteceu  aula inaugural do curso Ronda no Bairro, no auditório da UFAM, contando com a presença de diversas autoridades do Amazonas, como o Comandante Geral da PMAM, Coronel Almir David; o Coordenador do programa, Coronel Amadeu Soares; Juiz da Comarca de Humaitá-AM, Drº Jeferson Galvão; a Promotora de Justiça, Drª Eliana Guedes; o prefeito Dedei Lobo; o Delegado Teotônio, vereadores, representantes da OAB, Exército, Marinha, Igreja, Delegacia Geral do Amazonas, além da maioria dos policiais militares do 4º BPM.

O Projeto Ronda no Bairro é a marca visível da importância dada à segurança pública no estado do Amazonas, pelo Governo Estadual e pela sociedade amazonense. Inicialmente em funcionamento na cidade de Manaus, o Ronda no Bairro mantém a polícia presente em todos os lugares da cidade e é eficaz nas suas ações de policiamento. Em fevereiro de 2013, Manaus comemora um ano de uma Segurança Pública que privilegia a cidadania e eleva o grau de confiança da população nos poderes estaduais constituídos.

O secretário executivo do programa Ronda no Bairro do Amazonas, Coronel PM Amadeu Soares, disse que o índice de homicídios no Amazonas teve uma queda de 30% no primeiro semestre de 2013 em relação ao primeiro semestre de 2012. 
Amadeu Soares disse que, nesse período, o índice de mortes violentas no Amazonas era elevado, mas que eles começaram a diminuir a partir do início de 2012, com o investimento que o Governo do Estado fez na Segurança Pública, com a reestruturação do sistema e a implantação do programa Ronda no Bairro. Essa nova política reduziu também outros índices de violência como os assaltos, furtos, e a violência doméstica.
Conforme a análise dos dados criminais do Anuário 2012 da SSP, de janeiro a maio deste ano foram registrados 282 homicídios na capital, quantitativo que é 32% menor do que no mesmo período de 2012, quando foram registrados 411 assassinatos. “A redução progressiva é atribuída ao investimento em qualificação dos profissionais da segurança, estrutura e implantação do Ronda no Bairro”, disse Soares.
Aplicativo para Celular

O aplicativo Ronda no Bairro tem o objetivo de aproximar o cidadão da polícia, permitindo a localização do telefone direto da viatura que atende a sua localidade. A localização pode ser feita pelo GPS do aparelho celular, através da movimentação do mapa, ou ainda, no caso de não haver comunicação por internet ou localização por GPS, através de consulta manual. O serviço é oferecido pelo Governo do Amazonas.

O serviço é fornecido também em versão offline, caso o usuário esteja sem internet no celular, através do banco de dados. Desde sábado, mais de 16 mil baixaram app do Ronda no Bairro.

O aplicativo de celular do programa Ronda no Bairro, que permite o acesso aos telefones de unidades físicas e móveis do programa, desde seu lançamento no último sábado (15) já foi baixado cerca de 16 mil vezes, conforme informou o chefe da divisão de inovação do Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), órgão que desenvolveu o aplicativo, Túlio Demasi.

Há uma média de 170 instalações por hora. Este foi desenvolvido pela equipe do Prodam, com tecnologia própria nossa. É a primeira vez que um governo desenvolve e oferece algo do tipo para a população”, explicou Demasi.


Além do serviço ser oferecido para aparelhos móveis – smartphones, laptops, tablets, etc – no site do Ronda no Bairro é possível que a população tenha acesso aos contatos da delegacia mais próxima, das viaturas que atuam na área, telefones dos delegados dos Distritos Integrados de Polícia (DIP) e das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) e comandantes.

O serviço é fornecido também em versão offline, caso o usuário esteja sem internet no celular, através do banco de dados. “O aplicativo foi feito para atender o máximo de celulares sendo este avançado ou não. Havendo GPS é possível que se veja o mapa e as informações online, mas é possível também acessar as informações no modo offline, temos um banco de dados interno com as informações atualizadas”, garantiu Demasi.

Para o Secretário Executivo Adjunto do Programa Ronda no Bairro, coronel da polícia militar Amadeu Soares, o aplicativo facilita a população ao contato com as viaturas e também ajuda a polícia para evitar ocorrências. “Além da emergência, esperamos que se use para fazer denúncias e atender as demandas antes que elas aconteçam”.

Ao acionar o aplicativo, que como o Centro Integrado de Controle Operacional (Ciops) é também interligado a base da Prodam, é possível que se localize também de onde esta sendo usado o serviço. “Isto ajuda bastante, por exemplo em casos de sequestros. Todas as ligações são gravadas na central telefônica e assim tem-se um controle dos atendimentos”, explicou Soares.

As versões para dispositivos móveis contam também com o sistema Help, que orienta os usuários que não tenham habilidade com a ferramenta. São 15 telas de orientações sobre como utilizar os recursos do “Disque Ronda”, no aparelho móvel pessoal. O novo aplicativo já está disponível na Apple Store e no Google Play, lojas para quem usa o sistema IOS, do Iphone e Android.

Já o aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play Store ou APP Store, dependendo do modelo do equipamento, que desde o último sábado, já teve cerca de 16 mil downloads.

É a polícia cada vez mais perto de você!


Fonte e Foto: A Crítica, No Amazonas é Assim, G1 Amazonas,