26 agosto 2013

Dia do Soldado - 4º BPM


O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. 

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latimsolidarius – alguém que é pago para servir. 

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais. 

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. 

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade. 

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Fonte e Foto: Equipe Brasil Escola e Seção de Comunicação Blog do Leão

DIRETORIA DO GRÊMIO RECREATIVO DA PM DE HUMAITÁ

CARVALHO, JOÃO E JANIA.

DIA DO SOLDADO


Parabéns a todos militares pelo dia do soldado, em especial aos policias militares de Humaitá-AM, profissão essa digna, afinal quem se submete a servir a sociedade por um salário mesmo com risco da própria vida, se arrisca por pessoas que nem conhece é acima de tudo ser um herói. O salario chega a ser insignificante quando consegue salvar a vida de alguém das mãos de criminosos, o sentimento de dever cumprido fala mais alto. Um ser humano responsável pela segurança de vários cidadãos.

Dia em que a sociedade honra aos milhares de heróis anônimos que a cada dia colocam sua vida em risco com a árdua missão de proteger. Nossa profissão é a nossa vida. Saímos de casa sem a certeza de volta. Muitos de nós tombamos protegendo a sociedade. Mas a cada dia que vestimos nossa farda sentimos orgulho da profissão que abraçamos. Somos o braço do estado que realmente funciona 24hs por dia, 365 dias por ano. E mesmo com todas as deficiências, funcionamos bem. A vocês guerreiros, heróis e amigos de farda todo meu respeito, admiração e consideração pelo excelente trabalho que realizam. Que Deus sustente e fortaleça a vida de cada um de vocês.
DIA DO SOLDADO

“Coragem... soldado. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana.”
Edmond

Parabéns a todos militares pelo dia do soldado, em especial aos colegas policiais militares de Humaitá-AM. Mas especial ainda as minhas colegas mulheres guerreiras
Abraços a todos.

Carvalho , João e Jania. Diretoria do Grêmio

Via Facebook