21 outubro 2014

José Melo - Governador !!! O Amazonas Merece o Melhor







Por que eleger José Melo ? O governador do POVO
A trajetória de José Melo é uma história de superação e sucesso através da educação e do trabalho. Com quarenta anos de vida pública, José Melo é chamado até hoje de professor, graças a sua grande paixão pela educação. Melo já fez muita coisa pelo Amazonas, mas ainda vai fazer muito mais.
 José Melo nasceu a 7 de setembro de 1946, em Eirunepé, na calha do rio Juruá. É o segundo dos seis filhos do seringueiro Jurandir e de Dona Osmarina. Desde pequeno, acostumou-se a acordar cedo para ajudar o pai no sustento da casa. Levantava-se de madrugada – um hábito que mantém até hoje. 
Em Eirunepé, não havia médicos nem escolas. Na busca de uma vida com mais oportunidades para os filhos, em 1957 a família se mudou para Manaus – numa viagem de barco que durou 45 dias.
 Em Manaus, a família lutou muito, para que os filhos estudassem e vencessem na vida. José Melo fazia sua parte: trabalhava de dia, vendendo frutas, e estudava de noite. Em 1967, entrou para a Faculdade de Economia da UFAM – e, enquanto estudava, deu aulas no colégio Estelita Tapajós. Formou-se economista, mas foi dando aulas que descobriu sua grande vocação: ser um educador. E, depois que a educação entrou em sua vida, não saiu mais.
Foi através da educação que José Melo ingressou na vida política – e, nesse encontro das águas, fez muita coisa pelo Amazonas. Começou em 1984, como servidor do Ministério do Ministério da Educação e Cultura. Pouco depois, graças a sua grande dedicação ao trabalho, foi convidado para ser Secretário Estadual de Educação.
 Era sua chance de fazer pela educação o que ela tinha feito por ele. José Melo ajudou a equipar as escolas do Estado, sobretudo as do interior – muitas delas não tinham sequer carteiras. Numa iniciativa pioneira, também garantiu uniforme e material escolar gratuitos para todos os estudantes da rede estadual. José Melo foi duas vezes Secretário de Educação do Estado e Secretário de Educação da Prefeitura de Manaus. Entre suas iniciativas, destaca-se o empenho em investir na formação superior dos professores, através de cursos de pós-graduação na UEA.
José Melo também teve destaque como parlamentar. Elegeu-se Deputado Federal em 1994, reelegendo-se quatro anos depois como o mais votado. Mas, como homem apaixonado pelo Amazonas, não ficou satisfeito com a vida em Brasília. De volta a Manaus, assumiu a Secretaria de Interior – o que lhe deu a oportunidade de conhecer todos os municípios do Estado, praticamente morando num barco durante dois anos.
Em 2002, elegeu-se Deputado Estadual – o terceiro mais votado daquele ano. Oito meses depois de sua posse, assumiu a Secretaria de Governo, e nela permaneceu até 2010, quando foi convidado para ser vice-governador, na chapa de Omar Aziz.
Além da votação recorde (mais de dois terços dos votos), o governo de José Melo e Omar Aziz se destacou por mudar o jeito de governar o Amazonas, colocando em primeiro lugar as pessoas – e não as grandes obras. Junto com Omar, José Melo teve a oportunidade de continuar a trabalhar pela educação: valorizou os professores, mais do que dobrou o número de escolas em tempo integral e levou o ensino mediado por tecnologia a milhares de alunos em todo o Estado.
Governador desde abril de 2014, sempre mostrando ser “bom de serviço”, José Melo é agora candidato à reeleição. Para continuar ajudando o Amazonas a avançar – para poder fazer muito mais por nossa gente.
No 1º turno José Melo conquistou 43,04% conquistando 707.151 votos válidos, contra 43,17% e 709.058 votos de seu adversário, indo para o 2º turno das Eleições no Amazonas, Melo então conquistou novos aliados e mais partidos o apoiam, tá na hora do povo amazonense escolher bem seu governador. 
Fonte e Foto: Melo90