06 dezembro 2015

Formatura de Encerramento do Ano Letivo do "Programa Pelotão Mirim" do 4º BPM/Humaitá-AM


Festividades e Formatura
No ultimo dia 03 de Dezembro de 2015 (quinta-feira), às 17hs, os instrutores graduados em nível superior, do Programa "Pelotão Mirim" do 4º BPM/Humaitá-AM, SD PM Creuza Chaves (Letras), SD PM Jania (Administração), SD PM Dores Silva (Normal Superior) e SD PM Ivanete Kil (Letras), e outra professora da rede pública municipal, além da Srª Zildenir Braga, realizaram a Formatura de encerramento do ano letivo ocorrido na Orla do município de Humaitá-AM. 

A formatura mostrou-se elegante e emocionante a todos os presentes, como o Comandante e Subcomandante do 4º BPM, o Vice-Prefeito de Humaitá-AM, a Secretária de Educação, o diretor da UEA/Humaitá-AM, Vereadores, e etc.

O Evento e o Aprendizado
A formatura contou com a presença de diversas autoridades, as crianças e adolecentes atendidas, pais e amigos dos alunos, daí já vislumbra-se a importância das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Além de serem orientados a ter disciplina, e aulas de reforço escolar, os alunos aprendem sobre ética, educação ambiental, orientação sexual, pluralidade cultural, arte, música, saúde e atividades físicas.   

Programa Pelotão Mirim
Criado há 08 (oito) anos, em 2007, o programa “Pelotão Mirim” atende mais de 120 crianças e adolescentes da comunidade de Humaitá-AM, com a proposta de um trabalho preventivo de socialização para evitar que esses jovens acabem envolvidos pela criminalidade. “A essência do programa é despertar as crianças para os valores familiares, o respeito ao próximo e às diversidades sociais, além de promover ajuda nas atividades escolares, físicas e sociais para os jovens”, disse a SD PM Creuza.

O Pelotão Mirim procura ocupar o tempo das crianças com coisas saudáveis. “E percebe-se a luta desses profissionais comprometidos e o respeito que adquire-se com a sociedade".


Criação do Programa

Funciona em Humaitá-AM, desde o ano de 2007, instalado na antiga 4ª CIPM, como Pelotão Mirim Ambiental, e atendia somente 80 (oitenta) alunos, crianças e adolescentes, tendo como objetivo resgatá-los da violência urbana e de áreas de risco para seu desenvolvimento, tornando-os cidadãos melhores instruídos, libertando-os do envolvimento com a criminalidade e com as drogas. 


Funcionamento e Parceria

Atualmente o Pelotão Mirim, funciona nos fundos das dependências do 4º BPM/Humaitá-AM, situado na Rua Municipal II, nº 1391, São Cristóvão, e os pais que deseja dar melhor disciplina e instrução a seus filhos, procurar a administração do programa.

O Programa Pelotão Mirim conta com a parceria da Seduc-AM e a Semed/Humaitá-AM, despertando nos alunos os valores de família e a busca de novos conhecimentos, o sonho de trabalho profissional, buscando a saúde física e mental, incentivando o respeito ao patrimônio público, às pessoas, às leis e normas vigentes, bem como a obter disciplina. 

Fonte e Foto: Pelotão Mirim e Facebook (Edilany Morais)